23 de novembro de 2015

Teatro Municipal recebe a ópera “Bastien & Bastienne”

Realiza-se no próximo dia 25 de novembro, pelas 20 horas, no Teatro Municipal de São Carlos, o último concerto inserido na série Concertos USP / Prefeitura Wolfgang-amadeus-mozart-250Municipal de São Carlos, referente ao ano 2015, com a participação da USP – Filarmônica, do Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciência e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP/USP), que interpretará a ópera Bastien & Bastienne, escrita por Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791) quando tinha apenas 12 anos de idade.

Pela primeira vez, o público de São Carlos terá a oportunidade de assistir a uma rara montagem de ópera, onde a orquestra ocupará seu lugar, em fosso, junto às primeiras filas da plateia, com toda a área do palco reservada para a parte cênica.

A história desenrola-se sobre as desventuras de uma jovem camponesa de nome Bastienne, que perde seu amado – Bastien – para uma nobre dama. Sem saber o que fazer para recuperar seu amado, a jovem Bastienne pede ajuda ao Mago Colas e este desdobra-se a dar conselhos quer a um, quer a outro, por forma a atingir os objetivos.

Sob a regência do Maestro Prof. Rubens Russomano Ricciardi (FFCLRP/USP), a USP – Filarmônica acompanhará a soprano Tamara Pereira (Bastienne), o tenor alemão Johannes Grau (Bastien), o barítono Alexandre Mazzer Perticarrari (Colas) e o ator -narrador José Maurício Cagno, que também assina a direção de cena. A cenografia é de Costi Sarantopoulos.

O IFSC/USP está realizando esta importante atividade cultural em parceria com a Prefeitura Municipal de São Carlos, através da Coordenadoria de Artes e Cultura, contando com os apoios da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP, do Grupo Gestor das Atividades de Cultura e Extensão Universitária do Campus USP de São Carlos e do Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP (FFCLRP/USP).

As entradas para este evento são gratuitas, mediante apresentação de convites que poderão ser retirados na Assessoria de Comunicação do IFSC/USP à partir do dia 23 de novembro, nos horários compreendidos entre as 08/12 horas e 14/17 horas, ou no próprio dia do evento (25/11), na bilheteria do Teatro Municipal de São Carlos, á partir das 10 horas.

Clique AQUI para acessar o libreto da ópera.