Notícias

7 de novembro de 2014

São Carlos: teatro lota para assistir USP – Filarmônica

O Teatro Municipal de São Carlos recebeu no dia 06 de novembro, mais um fantástico concerto apresentado pela USP – Filarmônica, do Departamento de Música da Faculdade de orq300-00Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (USP), no âmbito das comemorações dos 80 anos da Universidade de São Paulo e dos 20 anos do Instituto de Física de São Carlos, celebrações estas que se prolongarão até março de 2015.

A série de concertos com a USP – Filarmônica, em São Carlos, tem-se concretizado graças a uma colaboração estreita entre o Instituto de Física de São Carlos (IFSC-USP), a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP-USP) e a Prefeitura Municipal de São Carlos, cujo objetivo é levar até à sociedade local momentos culturais de alto nível. Algo que ficou reforçado neste grande evento cultural, que lotou o Teatro Municipal de São Carlos, com a apresentação de um conjunto de solistas de elevado nível.

Os pianistas Juliana D’Agostini e Rodrigo Antônio Silva, o saxofonista Igor Picchi Toledo, os violinistas Ivan Rodrigues e Mariya Krastanova e o jovem tenor David Araujo, levaram o público a viajar orq-250-1no tempo, através de obras de Nino Rota, Herman Hupfeld, Gilberto Mendes e Ennio Morricone, intercaladas com peças notáveis assinadas por Gilberto Mendes e Mozart, num maravilhoso concerto sob a regência do Maestro Prof. Dr. Rubens Russomano Ricciardi, professor da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, da USP.

Na sua qualidade de co-organizador e anfitrião, coube ao Diretor do IFSC-USP, Prof. Dr. Tito José Bonagamba, recepcionar e dar as boas-vindas a todos os integrantes da USP – Filarmônica e ao público em geral, tendo lembrado a missão da Universidade de São Paulo, não só nas áreas da educação superior, pesquisa e extensão, consubstanciadas em cultura, arte, museus, serviços hospitalares, esportes e pesquisa inovadora, entre outras atividades, mas também na forma, como neste caso concreto do IFSC-USP, de ir ao encontro da sociedade, nomeadamente através da série de concertos dedicados à população, piano250protagonizados pela USP – Filarmônica. A USP está atuando intensamente no sentido de se aproximar mais expressivamente ainda da sociedade paulista e brasileira, dentro de suas formas de atuação, sendo exatamente um de seus principais objetivos neste momento em que a Universidade completa 80 anos de vida. Entendemos essa ação de aproximação contínua da USP à sociedade como sendo óbvia, tendo em consideração que quem predominantemente a sustenta são essas mesmas sociedades, através de seus impostos, afirmou Bonagamba, complementando que o IFSC-USP está totalmente consonante com essa proposta.

O docente também elogiou o esforço, dedicação e trabalho de grande qualidade construído ao longo do tempo, não só pelo responsável máximo da USP – Filarmônica, Maestro Prof. Rubens Russomano Ricciardi, como também por todos os seus integrantes – professores, alunos e funcionários tenor-250da FFCLRP, tendo agradecido igualmente o apoio adicional do Grupo Coordenador de Cultura e Extensão do Campus de São Carlos, através do Pró-Reitor Adjunto de Cultura e Extensão Universitária, Prof. Dr. João Marcos de Almeida Lopes e a parceria do Prof. Dr. Valtencir Zucolotto, Presidente da Comissão de Cultura e Extensão Universitária do IFSC.-USP

Um fato curioso foi que neste elenco de músicos estiveram presentes jovens oriundos dos ensinos fundamental e médio, oriundos da região de Ribeirão Preto, algo que para Rubens Ricciardi se torna importante, não só na área musical, descobrindo e revelando novos talentos, como também em outros contextos, fundamentais para o desenvolvimento pessoal de cada um deles e da cidadania, em termos mais latos.

Os destaques deste concerto foram os solistas que violino250participaram do evento, num programa composto por obras de Nino Rota (Romeu & Julieta), com Rodrigo Antônio Silva (piano) como solista, e de Herman Hupfeld (As time goes by – trilha sonora do filme Casablanca), igualmente com a participação de Rodrigo Antônio Silva e do saxofonista Igor Picchi Toledo (saxofone).

Outro autor em destaque foi Gilberto Mendes, através do tema Peixes de Prata (poema de Antonieta Dias de Morais), soberbamente interpretado pelo jovem tenor David Araujo.

Wolfgang Amadeus Mozart foi devidamente recordado, através do concerto para piano e orquestra em Ré menor KV 466 (I. Allegro / II. Romance / III. Allegro assai), com a magnífica participação da solista Juliana D’Agostini (piano), e pelo violinista Ivan Rodrigues que interpretou o concerto para violino e orquestra em Lá maior KV 219 (I. Allegro aperto / II. Adagio / III. Rondeau: Tempo di Menuetto.

Quase a terminar, o autor Nino Rota foi devidamente lembrado através da interpretação da trilha sonora do filme O poderoso chefão, interpretado de forma perfeita pela spalla da USP – Filarmônica, Mariya Kracinema300stanova, em violino.

Para finalizar este grande concerto, o Maestro Rubens Ricciardi fez questão de homenagear o pai do Prof. Dr. Tito José Bonagamba, Sr. Ismar Bonagamba. Personalidade bem conhecida não só na região de Ribeirão Preto, como em muitas regiões do Brasil, Ismar Bonagamba sempre desenvolveu sua atividade profissional como proprietário de uma distribuidora de filmes, sendo, por isso (e tal como o filho) um apaixonado por cinema. Além de homenagear o progenitor de Tito Bonagamba, o maestro Rubens Rcciardi estendeu a homenagem ao próprio diretor do IFSC-USP por ele liderar a campanha de prevenção ao câncer da próstata, que está em curso em todo o país. Essas homenagens foram feitas através da interpretação da trilha sonora do filme Cinema Paradiso, da autoria de Ennio Morricone, com outra fantástica interpretação da solista Mariya Krastanova.

Juliana D’Agostini

A pianista Juliana D’Agostini foi, de fato, o grande destaque deste concerto trazido pela USP – Filarmônica ao Teatro Municipal de São Carlos.

A pianista possui uma aptidão conhecida como ‘ouvido absoluto’, capacidade de categorizar em notas todo o tipo de som. Juliana iniciou seus estudos de piano aos 5 anos, tendo-se formado em piano pela Universidade de São Paulo, sob a tutela de Eduardo Monteiro. Fez também cursos de especialização na França – Académies Internationales d’Été du Grand Nancy e Strasbourg National Conservatoire – e nos EUA, sob a regência de Wha Kyung Byun, em Boston, de Caio Pagano, no Arizona e de Max Barros, em Nova York.

agostini500

Além de ter conquistado diversos prêmios ao longo de sua carreira, solou com importantes orquestras como Orchestra Femminile Italiana, Curitiba Sinfônica, Orquestra Sinfônica da Bahia, Filarmônica Vera Cruz, Orquestra Sinfônica Heliópolis, OCAM, USP Filarmônica e Bachiana Filarmônica.

Além disso, a pianista participou de master classes com conceituados pianistas de todo o mundo, como, Laurent Durupt (Conservatoire de Paris 14th), Richard Raymond (McGill University, Canada), Marylin Frascone (France), Sergei Dukachev (National Academia of Arts – UFA – Russia), Petr Jirikowsky (Conservatório de Praga), Cristina Ortiz, Gilberto Tinetti (Universidade de São Paulo), Jyeon Kang (Korea), Geoffrey Haydon (Georgia State University), entre outros.

Em adição aos recitais e concertos, a musicista pesquisa a fundo a história e as obras de seus ídolos eruditos. Com uma bolsa de estudos, Juliana realizou pesquisas acadêmicas de iniciação científica com a ajuda do pianista e doutor Eduardo Monteiro. Como musicóloga, já trabalhou em sonatas de Ludwig Van Beethoven (1770 – 1827) e nos manuscritos do compositor brasileiro Henrique Oswald (1852-1931), tendo conquistado diversos prêmios importantes em concursos de piano nacionais e internacionais.

Abaixo, algumas imagens do concerto de dia 05 de novembro.

uspfi-01

 

 

 

 

 

 

 

 

uspfi-02

 

 

 

 

 

 

 

 

uspfi-04

 

 

 

 

 

 

 

 

uspfi-05

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

uspfi-06

 

 

 

 

 

 

 

 

uspfi-07

 

 

 

 

 

 

 

 

uspfi-08

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Assessoria de Comunicação

Imprimir artigo
Compartilhe!
Share On Facebook
Share On Twitter
Share On Google Plus
Fale conosco
Instituto de Física de São Carlos - IFSC Universidade de São Paulo - USP
Obrigado pela mensagem! Assim que possível entraremos em contato..