Notícias

3 de abril de 2017

Teatro lotado no regresso dos “Concertos USP / Prefeitura Municipal”

A série Concertos USP – Prefeitura Municipal de São Carlos regressou no passado dia 29 de março ao Teatro Municipal de São Carlos para a 4ª temporada, com o 74º Concerto FelipeRissatti-500CreditoFotoAndr-1da USP- Filarmônica, evento que ocorreu a partir das 20h30.

Sob a regência do Maestro Rubens Russomanno Ricciardi e com a especial participação dos solistas Claudio Rogério Giovanini Micheletti (violino), André Luis Giovanini Micheletti (violoncelo), Giovana Ceranto (cravo) e Vinicius Eduardo Simião da Silva (tenor), o programa apresentou As Quatro Estações – da obra O confronto da harmonia e da invenção – Op. 8 (Amsterdã, 1725), de Antonio Vivaldi (Veneza, 1678 – Viena, 1741), cuja sequência ficou organizada da seguinte forma:

USP_FILARMNICA_500_-_CreditoFotoAndrEstevo

Concerto Nº 1 em Mi maior, RV 269, La primavera

(Primavera)

I) Allegro

II) Largo

III) Allegro Pastorale

Concerto Nº 2 em Sol menor, RV 315, L’estate

(Verão)

I) Allegro non molto

II) Adagio e piano – Presto e Forte

III) Presto

Concerto Nº 3 em Fá Maior, RV 293, L’autunno

(Outono)

I) Allegro

II) Adagio molto

III) Allegro

Concerto Nº 4 em Fá menor, RV 297, L’inverno

(Inverno)

I) Allegro non molto

II) Largo

III) Allegro

No que concerne aos solistas que participaram deste concerto, eis algumas notas sobre eles, começando por Claudio Rogério Giovanini Micheletti (violino). Este músico ClaudioMicheletti350FotoCreditoAndrEstevoformou-se em 2004 na Academia de Música Liszt Ferenc de Budapeste (Hungria), sob orientação de Eszter Perenyi. É vencedor dos concursos para jovens solistas da OSESP e da Orquestra Experimental de Repertório (OER) por três anos consecutivos. É detentor do II Prêmio do X Concurso Eldorado em 1999. Foi membro fundador do Quarteto Camargo Guarnieri. Atuou como solista frente a orquestras sinfônicas como OSESP, Camerata Fukuda, Municipal de São Paulo (OSM), OER, USP-Filarmônica, Municipal de Campinas e do Estado de Minas Gerais, entre outras. Em 2011 foi solista no Avery Fisher Hall Lincoln Center de Nova Iorque (EUA). Sua discografia inclui três CDs com a Camerata Fukuda e a gravação das obras de Osvaldo Lacerda, a convite do próprio compositor (Selo ABM Digital, 2011). Desde 2009 ministra aulas no Instituto Bacharelli. Spalla da OSUSP e da OER, é também professor na Faculdade Cantareira em São Paulo. Desde 2016 atua como spalla do recém-fundado USP-Quarteto, atrelado à FFCLRP-USP, com gravações de obras brasileiras, por conta das pesquisas realizadas pelo NAP-CIPEM pela Coleção USP de Música.

Quanto a André Luis Giovanini Micheletti (violoncelo), é Doutor pela Universidade de Indiana em Bloomington e mestre pela Universidade Northwestern em Chicago, ambos nos EUA. Bacharel em violoncelo pelo IA-UNICAMP, já atuou como concertino da Columbus Indiana Philharmonic Orchestra, Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo e primeiro violoncelo da Camerata Fukuda e Orquestra de Câmara da UNESP. Como solista, fez a primeira audição do Concerto para violoncelo e orquestra de Edmundo Villani-Côrtes e se apresentou frente a orquestras, tais como Sinfônica de Heliópolis, Municipal de Campinas, Sinfônica de Belém, OER, Camerata Fukuda, Câmara da UNESP, Jovem do Estado de São Paulo, North Shore Chamber Orchestra (EUA), Bach Gamut Ensemble (EUA) e USP-Filarmônica, entre outras. Como recitalista e camerista, tem atuado no Brasil, Argentina, Alemanha, Estados Unidos e Canadá. Foi professor de violoncelo do Instituto Baccarelli, Faculdade Cantareira, Escola Municipal de Música de São Paulo e Conservatório de Tatuí. É presidente da Associação Amigos Mahle em Piracicaba e professor de violoncelo e música de câmara no Departamento de Música da FFCLRP-USP, também membro do NAP-CIPEM.

Publico4USP-500Filarmnica-FotoCredito_Andr_Estevo

Giovana Ceranto (cravo) é formada em piano e cravo no Conservatório de Tatuí, onde também estudou fortepiano, é, desde 2016, graduanda em piano na classe de Fernando Crespo Corvisier pelo Departamento de Música da FFCLRP-USP e bolsista da USP-Filarmônica. Foi também aluna de cravo de Pedro Persone (pós-doc pela FFCLRP-USP).

Este evento cultural contou com os apoios de todos os órgãos dirigentes da Universidade de São Paulo (USP) e do Grupo Coordenador das Atividades de Cultura e Extensão Universitária do Campus de São Carlos – USP, numa organização conjunta do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), Prefeitura Municipal de São Carlos, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP/USP) e, principalmente, do Departamento de Música da FFCLRP/USP.

O Teatro Municipal de São Carlos registrou a maior lotação na história deste evento, atendendo a que, por conta do magnífico repertório e por ser um concerto com entrada franca, sem apresentação de convites, o número de espectadores interessados em assistir ao mesmo ultrapassou os 650, para uma lotação de 400 lugares, o que obrigou a organização a solicitar ao público excedente que abandonasse a sala, por medidas de segurança, garantindo em data próxima a repetição do mesmo repertório. Em face do ocorrido, a organização voltará a implementar o esquema de distribuição antecipada de convites gratuitos para os próximos concertos integrados na série Concertos USP / Prefeitura Municipal de São Carlos, cuja distribuição será feita no Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), no Grupo Coordenador das Atividades de Cultura e Extensão Universitária do Campus de São Carlos – USP e na bilheteria do próprio Teatro Municipal de São Carlos.

Prestigiaram este concerto, com sua presença, o Diretor do Instituto de Física de São Carlos, Prof. Tito José Bonagamba e o Vice-Prefeito da cidade de São Carlos, Engº Giuliano Hildebrand Cardinali, que esteve acompanhado por diversos colaboradores do executivo municipal.

PublicoUSP-Filarmnica-_500FotoCredito_Andr_Estevo

O próximo concerto da série Concertos USP / Prefeitura Municipal de São Carlos realiza-se dia 26 de abril, a partir das 20h30, igualmente no Teatro Municipal de São Carlos, com o regresso da “USP Filarmônica” com mais um excelente repertório, estando prevista a inclusão da abertura da ópera O Barbeiro de Sevilha.

Para a distribuição dos convites, fique atento aos sites do IFSC/USP e da Prefeitura Municipal de São Carlos, bem como à divulgação da programação que será feita pelo Teatro Municipal de São Carlos.

(Fotos: André Estevão – FFCL-RP/USP)

Assessoria de Comunicação – IFSC/USP

Imprimir artigo
Compartilhe!
Share On Facebook
Share On Twitter
Share On Google Plus
Fale conosco
Instituto de Física de São Carlos - IFSC Universidade de São Paulo - USP
Obrigado pela mensagem! Assim que possível entraremos em contato..