Notícias

7 de agosto de 2018

Teaching Science with Context

Teaching Science with Context – Historical, Philosophical, and Sociological Approaches é o título do livro recentemente lançado pela editora Springer, da autoria das professoras Maria Elice de Brzezinski Prestes (USP) e Cibelle Celestino Silva (IFSC/USP).

Tal como é mencionado pela editora, este livro oferece uma visão abrangente da pesquisa na interface entre História, Filosofia e Sociologia da Ciência (HPSS) e Ensino de Ciências na Ibero-América, contribuindo para a pesquisa sobre contextualização da ciência para estudantes, professores e pesquisadores. Esta publicação explica como usar diferentes episódios da história da ciência ou diferentes temas da filosofia da ciência em aulas regulares de ciências, por meio de diversas abordagens pedagógicas.

Os capítulos deste livro proporcionam a discussão de uma ampla gama de tópicos sob diferentes abordagens metodológicas, epistemológicas e didáticas, refletindo a riqueza da pesquisa desenvolvida em países de língua espanhola e portuguesa, América Latina, Espanha e Portugal. O livro contém capítulos sobre eventos históricos, tópicos de filosofia e sociologia da ciência, natureza da ciência, aplicações do HPSS na sala de aula, materiais didáticos para estudantes e cursos de formação de professores e currículo.

Sobre este livro, diversas personalidades tiveram já a oportunidade de manifestar sua opinião.

Para o Dr. Peter Heering (Europa Universität Flensburg – Alemanha), “este livro fornece uma notável coleção de estudos em HPSS e educação científica. Esta coleção também serve como uma demonstração impressionante da riqueza acadêmica nas comunidades ibero-americanas e é certamente útil tanto para pesquisadores quanto para educadores”.

Na visão do Prof. Michael R. Matthews (Universidade do Novo Sul, Sydney, Austrália), esta é “uma coleção abrangente e esclarecedora de 26 trabalhos de pesquisa latino-americanos da HPS & ST. Contribuintes manifestam um sólido conhecimento da história, filosofia e sociologia da ciência e da pesquisa internacional, ligando esses campos a questões teóricas, curriculares e pedagógicas no ensino de ciências e na formação de professores”.

“O interesse mundial pelos usos da história, filosofia e sociologia da ciência para fomentar a educação científica também está presente nos países latinos e ibéricos. Este livro apresenta o estado da arte desse interesse. Esses estudos teóricos e empíricos lidam com as complexidades dessas questões”, salienta o Prof. Olival Freire Jr. (Instituto de Física da Universidade Federal da Bahia (UFBA) – Brasil).

Por último, Douglas Allchin (Universidade de Minnesota – St. Paul – EUA) salienta que o livro é “um volume essencial para todos os educadores de ciências. Abrangente e cheio de comentários valiosos. Para os iniciados, este volume efetivamente introduz o papel da história, filosofia e sociologia da ciência no ensino, de seus fundamentos filosóficos e culturais para amostras da prática de sala de aula. Para educadores experientes, oferece um enriquecimento substancial, desde a abordagem de equívocos à formação de professores até os desafios da avaliação. Ao superar antigas barreiras linguísticas, esta impressionante coleção permite que educadores de todo o mundo se beneficiem da rica experiência de seus colaboradores na América Latina”.

O IFSC/USP congratula os autores pelo lançamento desta excelente obra, especialmente a Profª Cibelle Celestino Silva, docente de nosso Instituto.

Para adquirir este livro, clique AQUI.

Assessoria de Comunicação – IFSC/USP

Imprimir artigo
Compartilhe!
Share On Facebook
Share On Twitter
Share On Google Plus
Fale conosco
Instituto de Física de São Carlos - IFSC Universidade de São Paulo - USP
Obrigado pela mensagem! Assim que possível entraremos em contato..