5 de novembro de 2015

Sustentabilidade: O que é isso mesmo?

Nos dias 22 e 23 de outubro, quatorze DESTAQUE-MINI-SUSTENTABILIDADE-250estudantes do curso interunidades de Licenciatura em Ciências Exatas, do Campus USP São Carlos, desenvolveram o minicurso Sustentabilidade: O que é isso mesmo?, que decorreu no Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), envolvendo cerca de 80 alunos do ensino fundamental das redes pública e privada de São Carlos, no âmbito da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia – SNCT.

O minicurso interdisciplinar, que já foi ministrado em duas escolas, fez parte das atividades exigidas ao longo do terceiro ano do curso de Licenciatura, no qual há uma disciplina em que os licenciandos desenvolvem um estágio voltado ao ensino de ciências, tendo que elaborar aulas que podem ser aplicadas tanto nas escolas, como na Universidade, sob a supervisão da Profa. Dra. Nelma Bossolan, docente do Grupo de Biofísica Molecular “Sérgio Mascarenhas” do IFSC/USP.

Um dos objetivos do minicurso, de acordo com a Profa. Nelma, foi complementar a formação dos licenciandos, já que os estudantes do curso de Licenciatura ajudaram a preparar as aulas, sendo que cada um foi responsável por executar determinada tarefa ao longo do minicurso, no qual também puderam utilizar diversos recursos didáticos, como internet, vídeo, maquetes de usinas elétricas, eólicas, térmicas e nucleares, além de uma maquete de célula fotovoltaica, que foi disponibilizada pelo Prof. Dr. Vanderlei Bagnato, do Grupo de Óptica do IFSC/USP. O minicurso permitiu que os licenciandos preparassem atividades com esses vários recursos didáticos, tendo possibilitado também que os alunos do ensino fundamental conhecessem o IFSC, os cursos do Instituto e a Universidade, disse Nelma Bossolan.

NELMA-BOSSOLAN-350Nos dois dias em que ocorreu o minicurso, os alunos do ensino fundamental participaram de atividades que abordaram as ações com o intuito de reduzir o consumo de energia elétrica; a matriz energética e a Pegada Ecológica: uma medida em hectare global que indica, em média, o quanto que uma pessoa usa de recursos da natureza para manter o seu estilo de vida. No cálculo da Pegada Ecológica, envolvemos o consumo de energia elétrica, o tipo de alimento que se consome, o tipo de transporte que se utiliza prioritariamente durante o dia a dia; entre outros aspectos, explicou a docente.

Qual lâmpada ilumina mais?

Uma das atividades realizadas no minicurso teve como tema Qual lâmpada ilumina mais?, na qual as dezenas de jovens alunos tiveram que descobrir, através da percepção sensorial e de informações básicas (como custo e consumo), qual o tipo de lâmpada (incandescente, florescente ou de LED) é mais adequado para o uso em residências. Com isso, esses alunos compreenderam a vantagem que a lâmpada de LED, por exemplo, tem sobre as outras, concluiu a Profa. Nelma.

Para conferir algumas imagens do minicurso, clique AQUI.