09 de maio de 2024 - 10h00 - Sala do Conselho Universitário - Prédio da Reitoria (USP São Paulo - Transmissão ao vivo pelo Canal Youtube

“Software de pesquisa como elemento-chave da ciência aberta”

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação realiza no próximo dia 09 de maio, às 10h00, na Sala do Conselho Universitário – Prédio da Reitoria (Rua da Reitoria, 374 – térreo – São Paulo), o evento USP Lecture – “Research software as a key element of open science” , com o Prof. Daniel Katz*, University of Illinois Urbana Champaign, com transmissão ao vivo pelo Canal Youtube.

Uma grande e crescente parcela da pesquisa acadêmica atual depende de software de pesquisa. E esse software costuma ser de código aberto, como parte da ciência aberta. No entanto, o software de investigação introduz novos desafios que não são bem geridos pelo nosso sistema atual, incluindo crédito, financiamento e manutenção.

Esta palestra discutirá o trabalho realizado na última década para melhorar esta situação, usando exemplos do Centro Nacional para Aplicações de Supercomputação (NCSA) da Universidade de Illinois Urbana-Champaign para destacar o processo global e seu impacto nos estudos.

Este evento será realizado no idioma inglês e não terá tradução para o português. Para quem participar presencialmente, terá a emissão de certificado (não é necessário fazer inscrição prévia).

*Daniel S. Katz , da Universidade de Illinois Urbana Champaign, é Cientista Chefe do Centro Nacional de Aplicações de Supercomputação (NCSA) e Professor Pesquisador Associado em Ciência da Computação, Engenharia Elétrica e de Computação e na Escola de Ciências da Informação. Ele trabalha na intersecção entre computação, comunidades acadêmicas e políticas.

A transmissão ao vivo será feita através do link –  https://www.youtube.com/live/c7wHOd541QM ( Canal da PRPI no YouTube ).