No último dia 04 de dezembro o IFSC/USP abriu as portas de seus laboratórios à comunidade, no âmbito da iniciativa denominada “Física Quântica em Ação”, onde jovens alunos dos ensinos fundamental e médio, acompanhados por suas famílias, tiveram a oportunidade de contactar – muitos pela primeira vez – alguns aspectos teóricos e práticos da Física.
Tendo como introdução que no final do Século XIX ficou demonstrado que a Física conseguia explicar quase tudo que nos cerca, com exceção do mundo microscópico, ou seja, os átomos, que já se sabia serem muito pequenos (cerca de um milhão de vezes menores que o diâmetro de um fio de cabelo), esta iniciativa do IFSC/USP teve como um dos objetivos dar a conhecer e permitir que os visitantes colocassem a “mão na massa” e testassem os principais experimentos que desvendaram o mundo atômico e levaram à criação da Física Quântica, experimentos esses que mostram o comportamento dos átomos, elétrons, das partículas de luz – chamadas fótons -, os raios e o laser, entre muitos outros. A iniciativa, que teve a participação de cerca de sessenta visitantes, foi, também, um “aperitivo” para se discutir como a Física Quântica revolucionou a tecnologia moderna, a eletrônica, computação, fibras óticas, a ressonância magnética na saúde e … muito mais.
Esta ação derivou de uma demanda da Comissão de Graduação do IFSC/USP, na pessoa da Prof. Tereza Mendes, para que os seus alunos pudessem interagir com a comunidade dentro de uma disciplina obrigatória, no caso “Laboratório Avançado de Física I”. Segundo o Prof. Sebastião Pratavieira, um dos coordenadores desta ação, a ideia é que durante o bacharelado no IFSC/USP, os alunos repassem para o público as principais informações do que estão aprendendo ao longo de sua graduação, os trabalhos que estão executando nos laboratórios, a finalidade de suas ações e os fundamentos e objetivos da Física, sendo uma espécie de “prestação de contas” à sociedade que, com seus impostos, mantêm todas as universidades públicas do País.
O Prof. Sebastião Pratavieira explicou que esta ação se insere numa iniciativa promovida pelo governo federal, que obriga todos os cursos de graduação das universidades públicas do País a interagirem com a sociedade, algo que está sendo executado em nível nacional. “Foi uma experiência muito gratificante, com todo o mundo a fazer perguntas e a tentar entender os experimentos feitos nos laboratórios do IFSC/USP. Esperamos agora que todos os anos possamos realizar um dia dedicado a trazer a sociedade para dentro da USP”, finalizou o Prof. Sebastião Pratavieira.
Já o Prof. Francisco Guimarães, também organizador desse evento, destaca que “A atividade realizada marcou um importante passo inicial na construção de um vínculo permanente entre os alunos do nosso instituto e a sociedade. Com simplicidade e entusiasmo buscamos compartilhar um pouco de nossas experiências em física quântica com os cidadãos da nossa comunidade. Não esperamos um retorno direto dessa ação, mas acreditamos que iniciativas como esta contribuem para a construção de uma sociedade mais justa, igualitária e esclarecida”.
Agradece-se a visita de todos, em especial de professores e familiares dos estudantes de São Carlos e região que nos deram o privilégio da vista. Estiveram envolvidos os docentes e pesquisadores do IFSC/USP, Profs. Paulo Miranda, Tomaz Catunda, Sérgio Carlos Zilio, Francisco E. G. Guimarães e Lino Misoguti, com o apoio dos técnicos dos laboratórios do Ensino, Oficinas Mecânica e de Óptica e da Biblioteca do IFSC/USP. .
Clique AQUI para acessar o álbum de fotos.
Rui Sintra – Assessoria de Comunicação – IFSC/USP