14 de outubro de 2015

Sistemas de partículas é tema de seminário

Em mais uma edição do programa Café com Física, que aconteceu no dia 14 de outubro, na Sala F-210 do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), o Prof. Dr. Michael Gilmore, da Harvard Medical School (HMS/Harvard University – EUA), ministrou o seminário MERDA – the fingerprint of life history: Disentangling a previously incomprehensible multiple particle system (or) Inferring the health of Schröndinger’s cat from its litter box.

Durante a sua apresentação, o docente MICHAEL_GILMORE_300destacou os sistemas de multi-partículas, em que cada partícula representa uma entidade rica de informação que, de alguma maneira, impacta nas propriedades de todo o sistema. Desta mesma forma, os micróbios que habitam no corpo humano também têm elementos importantes, já que há uma história sobre como esses microorganismos chegam ao sistema humano, propriedades que permitem com que eles permaneçam nesses ambientes, entre outras características.

Além disso, Michael Gilmore falou sobre os microorganismos capazes de se multiplicarem no intestino, bem como sobre os diversos fatores que contribuem para a sobrevivência desses micróbios no corpo humano.

Fundada em 1782, a Harvard Medical School, da Harvard University, começou apenas com três docentes e, hoje, é reconhecida pelo excelente trabalho realizado na área da saúde.