10 de junho de 2015

Singularidade Cosmológica e Mecânica Quântica

Em mais uma edição do High Energy Physics Seminars, que decorreu na tarde do dia 10 de junho, na Sala Celeste do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), o pesquisador Patrick Peter, do Institut d’Astrophysique de Paris – IAP (França), ministrou o seminário Singularidade Cosmológica e Mecânica Quântica.

A relatividade geral implica que o Universo PATRICK_PETER_250começou com uma singularidade, o que, afinal, não quer dizer nada, senão que não se pode usar essa teoria até esse momento, e que portanto é necessário quantizar a gravidade. De fato, existem outras indicações semelhantes: as perturbações primordiais são entendidas atualmente como flutuações quânticas do vácuo.

Partindo desse pressuposto, é possível explicar todos os dados que tangem o universo primordial, inclusive os recentes do Planck. Por outro lado, esse regime quântico é bem diferente de tudo que se pode testar em laboratório. Dessa forma, o estudo dessa fase nos permite testar diferentes teorias, como, por exemplo, as de variáveis escondidas ou as que implicam em uma equação de Schrödinger modificada não-linearmente. Com um exemplo simples, Patrick Peter mostrou quais são as consequências possíveis e como vinculá-las.