2 de dezembro de 2015

Simpósio Latino-Americano de Biotecnologia do Nordeste

Entre os dias 11 e 13 de dezembro, a Universidade Federal do Piauí (UFPI – campus “Ministro Reis Velloso”) sediará a 3ª edição do Simpósio Latino-Americano de Biotecnologia do Nordeste (SLAB), que também abrigará outro evento satélite, o Encontro Luso-Brasileiro de Biotecnologia.

SLAB_2015Desde sua primeira edição, o SLAB é realizado no Piauí. Por essa razão, as discussões principais do Simpósio serão focadas em problemas biológicos que afetam principalmente esta região (incluindo-se o Zika vírus, apontado como o causador do grande número de casos de microcefalia em recém-nascidos nos últimos meses). “Na edição de 2015, muitos de nossos colaboradores de pesquisa de Portugal também estarão presentes para fortalecer ainda mais as parcerias de pesquisa luso-brasileiras, e também discutir novas perspectivas para as pesquisas em andamento”, conta Ana Carolina Mafud, pós-doutoranda do Grupo de Cristalografia do Instituto de Física de São Carlos (GC-IFSC/USP) e membro da comissão científica do SLAB.

No evento, serão ministrados palestras e mini cursos com temáticas relacionadas à nanobiotecnologia, biotecnologia, empresas de base tecnológica, entre outros, sendo que a conferência de encerramento será ministrada pela docente do IFSC Yvonne Primerano Mascarenhas, com a palestra “Difusão científica de nanotecnologia e de seus impactos éticos e sociais”.

Durante o evento também ocorrerá o lançamento da “Revista Brasileira de Biotecnologia e Biodiversidade”, primeiro jornal com temática em biotecnologia no país.

Para mais informações ou inscrição no SLAB, acesse seu site oficial.

Assessoria de Comunicação- IFSC/USP