3 de agosto de 2018

“Shaping light and sound interaction in photonic structures”

Shaping light and sound interaction in photonic structures foi o título do colóquio apresentado no dia 03 de agosto, no IFSC/USP, pelo Prof. Thiago Alegre, docente do Departamento de Física Aplicada do Instituto de Física “Gleb Wataghin” – IFGW (UNICAMP), em mais uma edição da iniciativa Colloquium Diei.

Em microcavidades ópticas e guias de onda, o confinamento apertado proporcionado pela estrutura física pode ser usado para sintonizar ou melhorar o acoplamento dinâmico entre fótons, elétrons e fônons. O palestrante mostrou que esse aprimoramento possibilita uma série de novas funcionalidades dentro das estruturas fotônicas, como a alteração da cor da luz, geração de sinais de radiofrequência, supressão da dispersão de luz estimulada, e manipulação dos modos fononoscópicos mesoscópicos.

Em qualquer desses casos, é necessário um bom controle sobre o projeto e a fabricação da microestrutura que forma os espectros ótico e acústico do fônon, bem como sua interação.

Em sua palestra, Thiago Alegre mostrou alguns dos resultados recentes alcançados neste campo, que se baseiam na padronização de nano-guias e cavidades dielétricas padrão para melhorar ou suprimir essas interações, tendo feito, também, uma breve descrição das instalações de fabricação e as perspectivas de fotônica integrada para suas aplicações práticas e fundamentais.

Referências:[1] G. O. Luiz, et al. “Efficient anchor loss suppression in coupled near-field optomechanical resonators,” Opt. Express, 25, 31347 (2017). [2] Y. A. V. Espinel, et al. “Brillouin Optomechanics in Coupled Silicon Microcavities,” Scientific Reports, 7, 43423 (2017). [3] F. G. S. Santos, et al. “Hybrid confinement of optical and mechanical modes in a bullseye optomechanical resonator,” Opt. Express, 25, 508 (2017). [4] R. Benevides, et al. “Ultrahigh-Q optomechanical crystals cavities fabricated on a CMOS foundry,” Scientific Reports, 7, 2491 (2017). [5] O. Florez, et al., “Brillouin scattering self-cancellation,” Nat Comms, 7, 11759 (2016).