29 de maio de 2024 - 20h00 - Teatro Municipal de São Carlos (entrada gratuita)

Série “Concertos USP” – 194° Concerto da USP Filarmônica

O Teatro Municipal de São Carlos recebe no próximo dia 29 de maio (quarta-feira), às 20h00, com entrada gratuita, o “Concerto Nº 194 da USP Filarmônica”, sob a regência do Maestro Prof. Dr. Rubens Russomanno Ricciardi.

Este concerto terá a participação do solista convidado João Camarero (violão), bem como as participações especiais de Ivan Rodrigues (violino), Robson Fonseca (violoncelo), Fábio Simão (trompete e Tales Thomaz de Souza (trombone).

O programa deste concerto – sem intervalos – está organizado da seguinte forma:

Heitor Villa-Lobos (Rio de Janeiro, 1887-1959);

Concerto para violão e orquestra (Rio de Janeiro, 1951);

I – Allegro preciso;

II – Andantino / Andante / Più mosso;

III – Allegretto non tropo / Vivo;

Pixinguinha (Rio de Janeiro, 1897-1973);

Carinhoso – polca vagarosa (Rio de Janeiro, 1917), com orquestração de Rubens Russomanno Ricciardi;

Anônimo brasileiro (início do século XIX);

Lundum – dança popular brasileira, cuja parte para violino solo foi anotada por Carl Friedrich Philipp von Martius (ca. 1820) – com versão para pequeno ensemble por Rubens Russomanno Ricciardi e João Camarero (2024);

Anônimo brasileiro (início do século XIX);

Lundum/Congada – dança popular brasileira, derivada da obra anterior, com versão proliferada para piano por Francisco Mignone (1921) e orquestração também proliferada por Rubens Russomanno Ricciardi (2021);

Francisco Mignone (São Paulo, 1897 — Rio de Janeiro, 1986);

Valsa de Esquina nº 6 (Rio de Janeiro, 1940) – com orquestração proliferada de Rubens Russomanno Ricciardi (2021);

Vladimir Vavílov (Leningrado, 1925-1973);

Ave Maria de Caccini (Leningrado, ca. 1969);

Anônimo brasileiro (início do século XX);

Estrela é lua nova – canto de fetiche de macumba, com pesquisa e arranjo de Heitor Villa-Lobos (1933) e orquestração de Rubens Russomanno Ricciardi (2023);

Esta “Série Concertos USP”, que ocorrerá todos os meses até novembro do corrente ano (exceto julho), insere-se nas comemorações dos 30 anos do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), sendo que este concerto do dia 29 de maio comemorará também o 30º aniversário do Instituto de Química de São Carlos (IQSC/USP).

Os ingressos para este concerto (gratuito) serão distribuídos nos dias 27 e 28 de maio, entre as 08h00/11h30 e 14h00/17h30, na Assessoria de Comunicação do IFSC/USP, e no próprio dia do concerto – 29 de maio – a partir das 18h30, junto à bilheteria do Teatro Municipal de São Carlos.

Os ingressos para este concerto só terão validade até às 20h00 do dia 29 de maio de 2024.