16 de maio de 2022

”Semóptica 2022” – Semana da Óptica – Comemorações do “Dia Internacional da Luz” e “Dia do Físico”

Uma reunião científica que desde há 26 anos reúne uma ampla comunidade de cientistas, professores, alunos e técnicos nas áreas de óptica e fotônica, e cujo principal foco é dar a conhecer e discutir os últimos avanços feitos nas pesquisas inseridas nessas duas vertentes do conhecimento. Um debate importante, principalmente para analisar e rever os inúmeros trabalhos que tanto contribuíram ultimamente para o combate e prevenção à COVID-19, com o desenvolvimento de inovadores protocolos direcionados à saúde e equipamentos com tecnologia avançada à base de luz, que mereceram os devidos destaques nos medias nacionais e regionais.

Estamos falando da “Semóptica 2022 – Semana da Óptica”, um evento promovido e realizado anualmente pelo Grupo de Óptica “Milton Ferreira de Souza”, do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), em parceria com o Centro de Pesquisas em Óptica e Fotônica (CEPOF) e o Instituto Nacional de Óptica e Fotônica (INOF), ambos sediados no mesmo Instituto, e que acontecerá este ano de forma híbrida (presencial e remotamente) entre os dias 16 e 20 deste mês de maio, com os indispensáveis apoios da USP, IFSC/USP, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de S. Paulo (FAPESP), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, entre outros.

Inseridas na vasta programação deste evento (gratuito), estarão, como destaque, as comemorações do “Dia Internacional da Luz” (16/05), com várias palestras sobre o tema, e o “Dia do Físico” (19/05), com exposição e palestras no “Museu Prof. Mario Tolentino”, no centro de São Carlos.

Outro destaque vai para o minicurso que será ministrado pelo Prof. Vanderlei Bagnato sobre o projeto “Aventuras da Ciência”, seguido de um sorteio de Kits de Óptica para os participantes (não é necessária inscrição).

A coordenação da “Semóptica 2022” está este ano sob a responsabilidade dos Profs. Euclydes Marega Junior e Sebastião Pratavieira.

Confira abaixo a programação.

(Foto: Brás José Muniz)

Rui Sintra – Assessoria de Comunicação – IFSC/USP