19 de fevereiro de 2015

Seminários do CCMC: “Desenvolvimento de nanotubos de óxidos metálicos e nanopartículas metálicas”

CCMC-logoO desenvolvimento de nanoestruturas avançadas de óxidos metálicos semicondutores com capacidade de absorção de luz solar na faixa do espectro visível é uma das áreas da ciência que ganhou muita atenção nas duas últimas décadas. Isso se deve às expectativas que os óxidos metálicos vêm gerando na possibilidade de sua utilização na produção fotocatalítica de hidrogênio e na fabricação de células solares mais eficientes para a geração de energias renováveis. Em especial, a geração fotocatalítica de hidrogênio a partir da água, fotocatalisador semicondutor e energia solar, constitui um dos processos mais desafiadores e promissores para a geração de energia limpa da atualidade. O desenvolvimento de nanotubos de óxidos metálicos é muito atraente para as aplicações fotocatalíticas, uma vez que materiais com geometria 1D têm-se mostrado muito eficientes para o transporte de cargas sobre a superfície, quando comparados com materiais maciços “bulk” ou de geometria esférica. Além disso, o rendimento da produção fotocatalítica de H2 pode ser drasticamente aumentada quando se utiliza nanopartículas metálicas sobre a superfície dos óxidos metálicos como cocatalisadores da reação. Neste trabalho, os desafios e as perspectivas para a produção eficiente de H2 utilizando água, luz solar e nanotubos de óxidos metálicos serão abordados. A síntese de crescimento de nanotubos de óxidos metálicos por anodização e um método físico de deposição de nanopartículas “limpas” sem utilizar precursores orgânicos como agentes redutores ou estabilizadores serão discutidos.