17 de junho de 2016

Seminário: “A física e a química na acústica do violino”

Seminarios-_logo_genericoNesta palestra, vamos descrever a estrutura do violino, e destacar as  contribuições de físicos como Helmholtz, Savart, Raman e Saunders na caraterização da resposta acústica do instrumento.

Também serão descritos os principais componentes do violino, o fenômeno de ressonância na caixa acústica, os modos de vibração dos tampos, as funções acústicas e estruturais da alma, a função dos orifícios em forma de “f ” no tampo superior, e o problema do atrito entre as crinas do arco e as cordas do instrumento.

Finalmente, serão apresentados resultados de pesquisas recentes sobre a composição dos vernizes dos instrumentos antigos realizados com espectroscopia Infravermelha e fluorescência de Raios-x.