13 de outubro de 2014

Seminário do Grupo de Óptica:”Óptica Inclusiva: Diretrizes a partir de uma Proposta Multissensorial”

Seminrios_GO-loguinhoConsiderando as discussões sobre a inclusão das pessoas com deficiência no ensino regular e a necessidade de encontrar processos metodológicos que atendam as diferentes necessidades dos alunos, trazemos para a discussão a perspectiva da multissensorialidade como alternativa para um ensino inclusivo de conteúdos de óptica. Abordamos também possibilidades organizacionais para a sala de aula, com ênfase em discursos dialógicos entre os participantes, destacando viabilidades e dificuldades para a participação efetiva de alunos com deficiências, em especial com deficiência visual e deficiência auditiva.

Apresentamos ainda materiais desenvolvidos para o atendimento de alunos com e sem deficiências, afirmando a necessidade de entendimento de espaço e materiais que atendam às múltiplas diferenças dos discentes, respeitando momentos em que tratamentos educacionais devem se pautar pela igualdade, e momentos em que tais tratamentos devem respeitar a diferença dos alunos.