11 de abril de 2019

Seminário do Grupo de Óptica com Prof. Matthias Weidemüller

Devido às suas latas propriedades, os átomos altamente excitados (Rydberg) atraíram a atenção dos físicos por mais de um século e o estudo desses gigantes está intimamente ligado aos grandes avanços da moderna teoria quântica.

Nos últimos anos, um novo aspecto foi adicionado a esse fascínio, sendo que as forças entre os átomos de Rydberg são enormes, causando efeitos mensuráveis ​​sobre as distâncias macroscópicas na faixa do micrômetro. Como uma característica importante, essas interações dipolares podem não apenas ser sintonizadas em força, mas também em sua dependência característica da distância entre os átomos. Esse controle, em combinação com métodos modernos de resfriamento e aprisionamento a laser, abre perspectivas interessantes para usar átomos de Rydberg como simuladores para sistemas quânticos de vários corpos, a fim de abordar problemas fundamentais como, por exemplo, o surgimento de magnetismo em matéria condensada ou transporte de energia em complexos fotossintéticos.

De fato, segundo o palestrante, pensava-se primeiro que a fragilidade dos átomos de Rydberg (a energia de ligação do elétron é de apenas alguns millielectronvolts ou abaixo) impediria aplicações significativas. No entanto, os recentes avanços na engenharia quântica promoveram os átomos de Rydberg a um dos candidatos mais importantes para a simulação quântica em larga escala.

Nesta palestra palestra, o Prof.  Matthias Weidemüller  apresentou uma introdução a este novo campo de rápida expansão da física moderada, tendo dado exemplos proeminentes de realizações recentes.