10 de agosto de 2015

Seminário do Grupo de Óptica: “Terapia Fotodinâmica combinada à radioterapia”

Seminrios_GO-loguinhoA terapia fotodinâmica (TFD) e a radioterapia são técnicas já conhecidas no tratamento do câncer. A TFD consiste na interação entre fotossensibilizador, luz e oxigênio molecular; que combinados causam morte celular. Já radioterapia é uma técnica que utiliza radiação ionizante para tratamento de tumores. A associação entre a TFD e a radioterapia foi pouco estudada até o momento e poderia aumentar o dano causado ao tecido enquanto diminui os efeitos colaterais provenientes da radioterapia. O objetivo desse estudo é avaliar o dano da combinação entre TFD e radioterapia. Nesse seminário serão abordados os resultados obtidos pela aluna no Dartmouth College, EUA. Durante o estágio foram realizadas medidas de reflectância e fluorescência para acompanhar a resposta da radioterapia e terapia fotodinâmica mostrando os produtos do dano vascular, como, tamanho do vaso e concentração de met-hemoglobina e bilirubina, além da saturação de oxigênio. Os experimentos foram realizados em pele normal de ratos wistar e posteriormente em tumores de pele em camundongos nude, onde foi acompanhado o crescimento do tumor após os tratamentos.