26 de outubro de 2015

Seminário do Grupo de Óptica: “Técnicas fotônicas aplicadas à caracterização e diagnóstico do citros

Seminrios_GO-loguinhoCom clima diversificado e terras férteis, o Brasil tem vocação natural para o desenvolvimento agropecuário e todas as suas vertentes. Assim, o agronegócio é hoje a principal locomotiva da economia brasileira, representando cerca de um terço do nosso Produto Interno Bruto (PIB). Nesse contexto, o Brasil é o terceiro maior produtor de frutas do planeta, com destaque para a produção de laranjas. Particularmente, o país lidera a produção mundial de suco de laranja e conta com uma participação de 85% nas exportações deste produto. Porém, um dos principais fatores atuais que restringem os lucros e a expansão da citricultura é o controle fitossanitário. Atualmente, dentre as principais doenças podemos destacar o HLB. Doença bacteriana, que não têm cura, compromete a produção e desenvolvimento da fruta e leva à morte da árvore. Portanto, o monitoramento desta é fundamental para evitar danos aos frutos e a necessidade da erradicação de plantações inteiras. Assim, é incontestável a necessidade de instrumentação que permita respostas cada vez mais rápidas e economicamente viáveis, auxiliando no manejo da doença dada à necessidade competitiva do setor. Neste seminário serão exibidos alguns dos resultados obtidos a respeito da avaliação do emprego das técnicas de Espectroscopia de Fluorescência Induzida por Laser (LIFS) e Espectroscopia de Emissão Óptica com Plasma Induzido por Laser (LIBS) como ferramentas de diagnóstico do HLB, se apresentando como uma alternativa às inspeções visuais e ao PCR utilizados atualmente.