8 de julho de 2015

Seminário do Grupo de Óptica: “Ressonâncias de Fano no espalhamento de luz por nanopartículas”

Seminrios_GO-loguinhoA ressonância de Fano, descoberta no ramo da física atômica por Ugo Fano, é uma característica marcante de sistemas quânticos abertos. Sendo um fenômeno de interferência, essa ressonância também se manifesta em óptica clássica e pode ser descrita dentro do formalismo de Lorenz-Mie. Com os avanços técnicos na engenharia de nanoestruturas plasmônicas e metamateriais, o “efeito Fano” tem se tornado uma importante ferramenta para o controle das interações dos modos eletromagnéticos no espalhamento de luz por nanopartículas. Graças ao perfil assimétrico da ressonância de Fano, que possui um pico de ressonância muito próximo espectralmente de uma antirressonância, sistemas exibindo o efeito Fano são altamente sensíveis ao ambiente dielétrico local. De fato, a interferência entre os modos reemitidos pelo centro espalhador no dielétrico circundante pode dar origem tanto ao aumento de intensidade do campo eletromagnético próximo quanto à sua supressão ressonante. Neste seminário, abordaremos algumas das modernas aplicações envolvendo ressonâncias de Fano em plasmônica, bem como resultados teóricos que publicamos recentemente acerca deste tema .

T. J. Arruda, F. A. Pinheiro e A. S. Martinez, “Electromagnetic energy within coated spheres containing dispersive metamaterials.” J. Opt., 14 (065101), 2012.

T. J. Arruda, A. S. Martinez e F. A. Pinheiro, “Unconventional Fano effect and off-resonance field enhancement in plasmonic coated spheres,” Phys. Rev. A, 87 (043841), 2013.

T. J. Arruda, F. A. Pinheiro e A. S. Martinez, “Electromagnetic energy within single-resonance chiral metamaterial spheres,” J. Opt. Soc. Am. A, 30:1205-1212, 2013.

T. J. Arruda, A. S. Martinez e F. A. Pinheiro, “Electromagnetic energy within coated cylinders at oblique incidence and applications to graphene coatings,” J. Opt. Soc. Am. A, 31:1811-1819, 2014.

T. J. Arruda, A. S. Martinez e F. A. Pinheiro, “Omnidirectional absorption and off-resonance field enhancement in dielectric cylinders coated with graphene layers,” J. Opt. Soc. Am. A, 32: 943-948, 2015.