16 de junho de 2015

Seminário do Grupo de Óptica: “Dinâmica de transporte de fotossensibilizadores em células”

Seminrios_GO-loguinhoNos últimos anos, os estudos de técnicas fotônicas não invasivas têm ganhado destaque devido à preocupação com a saúde. Nestes estudos, o uso de fotossensibilizadores na terapia fotodinâmica desempenha um papel fundamental para os avanços da área, e tem sido utilizado com sucesso em diversas aplicações, tais como a redução de contaminantes ambientais, descontaminação de alimentos e tratamento de infecções localizadas, infecções fúngicas, acnes e câncer, Apesar de tal sucesso, a dinâmica de transporte dessas substâncias fotossensíveis nos alvos a serem tratados ainda não é um processo completamente compreendido. Assim, torna-se importante estudar a dinâmica de difusão e a entrada desses fotossensibilizadores em células e bactérias. Neste projeto, pretende-se utilizar técnicas como microscopia confocal e espectroscopia de fluorescência correlacionada (FCS), de modo a compreender tal transporte em bactérias gram-positivas e gram-negativas, e buscar diferenças na dinâmica de difusão entre elas. Do mesmo modo comparativo também serão estudadas células tumorais e sadias. Espera-se com este projeto caracterizar e modelar toda dinâmica de transporte destes fotossensibilizadores em bactérias gram-positivas e gram-negativas, buscando encontrar diferenças entre os grupos de modo a possibilitar a seletividade de um único grupo de interesse para terapia fotodinâmica.