13 de outubro de 2015

Seminário do Grupo de Óptica: “Desenvolvimento de um sistema portátil de espectroscopia”

Seminrios_GO-loguinhoA análise de espectros e tempos de vida de fluorescência em tecidos biológicos vem sendo apresentada como uma técnica com grande potencial para a caracterização tecidual com finalidade diagnóstica. Além de medidas rápidas e não-invasivas, ela permite uma avaliação do tecido in situ, sem a necessidade de remoção e processamento da amostra biológica. No caso de lesões cutâneas, podem haver lesões benignas com aspectos clínicos semelhantes aos de malignas, o que torna o diagnóstico clínico mais complexo. O prognóstico do paciente, assim como a modalidade terapêutica, depende do tipo histológico e da evolução da lesão. Nesse contexto, técnicas auxiliares de diagnóstico são de grande relevância para melhorar o planejamento e o sucesso do tratamento. Nesta primeira etapa do projeto, um dos primeiros sistemas portáteis de espectroscopia de tempo de vida de fluorescência do mundo foi desenvolvido e caracterizado. Esse sistema foi adaptado de um sistema comercial de bancada para uma maleta metálica, de modo a facilitar o transporte e viabilizar medidas clínicas. Também serão apresentados alguns dos resultados preliminares de diferenciação entre áreas da pele expostas e não-expostas ao sol em voluntários jovens, nos quais não se esperava uma grande diferenciação.