19 de outubro de 2015

Seminário do Grupo de Óptica: “Desenvolvimento de sistema de localização de linfonodos sentinela”

Seminrios_GO-loguinhoA localização precisa de linfonodos sentinela é de fundamental importância para auxiliar no tratamento e consequente aumento de sobrevida em pacientes oncológicos submetidos à cirurgia de ressecção.

Neste contexto será apresentada uma visão geral sobre a necessidade da remoção dos linfonodos comprometidos com células cancerígenas, com a apresentação dos métodos atuais para a localização destes linfonodos e de novos métodos, como um novo protótipo, que compreende um sistema de fluorescência de campo amplo desenvolvido no IFSC, que é capaz de localizar com precisão o linfonodo sentinela possivelmente comprometido com células neoplásicas, auxiliando os cirurgiões do Hospital de Câncer de Barretos durante as cirurgias de ressecção tumoral.