8 de setembro de 2015

Seminário do Grupo de Óptica: “Avaliação do efeito fotodinâmico”

Seminrios_GO-loguinhoEsse projeto é uma das possibilidades de otimizar a Terapia Fotodinâmica (TFD) tópica, tratamento muito usado para diversas doenças de pele. O estudo foi feito in vivo, em pele suína, e foram testadas cinco composições de mistura com ALA (ácido aminolevulínico) e MAL (ácido metil aminolevulínico), além do ALA e MAL separados. Aplicamos cada mistura no dorso do animal e para a cinética monitoramos durante cinco horas a produção da protoporfirina IX (PpIX) através da técnica de imagem de fluorescência de campo amplo (excitação 400-450 nm) e espectroscopia de fluorescência (excitação 532 nm). Também observamos a produção da PpIX em três horas (tempo de incubação), momento em que aplicamos a TFD para cada mistura. Analisamos o dano fotodinâmico superficial pós-tratamento e o dano nas camadas mais profundas da pele através da análise histológica após 24 e 48 horas pós-TFD.