6 de outubro de 2015

Seminário do Grupo de Óptica: “Avaliação da Terapia Fotodinâmica em Células de Melanoma Murino”

Seminrios_GO-loguinhoDe acordo com os últimos dados do INCA (Instituto Nacional do Câncer), 6.000 novos casos de câncer melanoma surgiram em 2014. Este é o tipo de câncer mais perigoso, porque possui uma alta taxa de metástase levando em muitos casos ao óbito. Atualmente, o melanoma é resistente à maioria dos tratamentos quimioterápicos e radioterápicos e por isso é estudado novos métodos de tratamentos. Nesse contexto, a terapia fotodinâmica é uma alternativa ao tratamento com o a vantagem de não ser invasiva. Um dos grandes desafios para terapia é superar a alta produção de melanina pelos melanócitos, que impede a penetração da luz e, portanto, a ativação do fotosensibilizador. Neste estudo foi investigada a morte celular do melanoma murino em modelo de monocamada através da avaliação de viabilidade celular usando diferentes fluências de luz. Além disso, foi observada a captação do fotossensibilizador, Photodithazine (PDZ), pelas células melanóticas em diferentes tempos, e a sua co-localização com organelas celulares. Assim buscamos um melhor entendimento do mecanismo de atuação deste fotosensibilizador e a sua ação contra o câncer melanoma.