1 de setembro de 2015

Seminário do Grupo de Óptica: “Medidas de refletância difusa”

Seminrios_GO-loguinhoA propagação da luz nos tecidos biológicos depende das propriedades ópticas dos tecidos, e tais propriedades podem variar de indivíduo para indivíduo e de tecido para tecido, o que dificulta o estabelecimento de uma dosimetria para as fototerapias. Neste contexto, tornam-se primordiais pesquisas voltadas para o desenvolvimento de métodos que sejam capazes de determinar a distribuição espacial da luz nos tecidos biológicos de maneira individualizada, permitindo assim a individualização também da dosimetria. Este projeto tem por objetivo utilizar imagens de refletância difusa emitida por phantoms ópticos para inferir a distribuição espacial da luz, buscando a possibilidade de predizer a existência de heterogeneidades em seu interior que possam comprometer a propagação da luz.