24 de novembro de 2015

Seminário do Grupo de Óptica: “Estudo da Curcumina para o tratamento da onicomicose”

Seminrios_GO-loguinhoA onicomicose é a doença comum na lâmina ungueal, constituindo aproximadamente metade de todos os casos de infecção na lâmina ungueal. O tratamento convencional consiste na administração sistêmica de antifúngicos e antibióticos por períodos de até 24 meses. O aumento de linhagens microbianas resistentes às drogas disponíveis e a alta incidência deste tipo de infecção na população tornam importante o desenvolvimento de novas tecnologias e opções terapêuticas. Neste contexto apresentamos a Terapia Fotodinâmica (TFD) consiste no emprego do composto fotossensibilizador (FS) ativado por luz em comprimento de onda adequado que, na presença de oxigênio, produz espécies reativas de oxigênio tóxicas que inativam as células alvo (fungos e bactérias). Este estudo teve como objetivo analisar a curcumina como FS utilizando diferentes tipos e marcas de curcuminas, assim como estudos fotofísicos e ensaios in vitro. Estudar mecanismos que auxiliam na penetração do FS lâmina ungueal através da utilização de emolientes e novas formulações farmacêuticas. Auxiliar no diagnóstico da doença por imagem infra-vermelho e fluorescência. Tratar os pacientes com onicomicose TFD, com o auxilio de um dispositivo desenvolvido especificamente para esse fim. Os resultados in vitro mostraram que as curcumina tiveram um boa estabilidade fotofísicas, e o melhor resultado foi quando utilizamos a mistura de curcumina e curcuminoides, por PDTPharma®. Os resultados clínicos foram excelentes com a média de 6 sessões de TFD, quando utilizamos a curcumina incorporada em emulsão e média 10 sessões quando em gel. Confirmando a eficácia da TFD utilizando a curcumina como FS para o tratamento da onicomicose. Além disso, o baixo custo do equipamento desenvolvido, a simplicidade de operação são fatores importantes a serem considerados para garantir a implementação desta tecnologia como um tratamento para tal comum infecção.