28 de março de 2019

Seminário aborda “Cordas cósmicas e buracos negros primordiais”

No dia 28 do corrente mês aconteceu no IFSC/USP mais um seminário do Journal Club/General Relativity.

O palestrante convidado, Guilherme Tomishiyo, explanou sobre o tema Cordas cósmicas e buracos negros primordiais (PBHs) que comumente e naturalmente se formam em muitos cenários, descrevendo o universo primordial e confirmando que ambas as cadeias cósmicas e PBHs estão presentes.

Tomishiyo elucidou que no momento de sua formação, os PBHs se ligam às cordas e influenciam sua evolução, levando à formação de redes de buracos negros e comumente à supressão da produção de loop em uma série de redshifts. Posteriormente, reconexões dentro da rede dão origem a pequenas redes feitas de vários buracos negros e sequências de conexão.

O número de buracos negros na rede, bem como a estabilidade das redes, dependem das propriedades topológicas das sequências. As redes oscilam e encolhem exponencialmente devido à emissão de ondas gravitacionais, originando fusões acionadas por strings potencialmente observáveis ​​de PBHs.

O palestrante demonstrou que as sequências de caracteres podem manter PBHs de halos galácticos, fazendo com que os limites de corrente em PBHs geralmente não sejam aplicáveis. Alternativamente, os PBHs pesados ​​podem arrastar cordas de baixa tensão para os centros de galáxias.

As cordas supercondutoras podem aparecer como filamentos de rádio apontando para buracos negros supermassivos.