24 de outubro de 2017

14ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia – SNCT-2017

Entre os dias 23 e 26 de outubro, ocorrerá, em âmbito nacional, a 14ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), uma iniciativa do governo federal para aproximar a sociedade de atividades produzidas pelo meio estudantil e acadêmico.

O tema deste ano é “A Matemática está em tudo”, e palestras, mini cursos, mesas-redondas e lançamentos de livros fazem parte da programação, que pode ser acessada através do endereço eletrônico http://snct.mctic.gov.br/semanact/opencms/index.html (clique aqui para acessar a programação da SNCT da USP São Carlos).

O Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP) participará da semana, promovendo três diferentes atividades, todas no dia 29 de outubro, e serão gratuitas e abertas a todos os interessados. Confira abaixo a descrição de cada uma das atividades, bem como o local e horário onde serão realizadas:

Vem pra USP

Apresentação de experimentos e equipamentos de inovação do IFSC e bate-papo com alunos de graduação e pós-graduação sobre a Física do Cotidiano, carreiras e formas de acesso à Universidade.

Data: 29/10 (domingo)

Hora: 13 às 18h (fluxo contínuo)

Local: praça da Rua XV de Novembro

Matemática: a linguagem dos físicos

Utilizará demonstrações experimentais para prever e descrever fenômenos da natureza. Nesta atividade, serão realizados experimentos de baixo custo como, por exemplo, a determinação experimental de “g” utilizando-se um pêndulo.

Data: 29/10 (domingo)

Hora: 14 e 16 horas (1 hora/apresentação)

Local: praça da Rua XV de Novembro

Show de Física especial SNCT: a matemática está em tudo- razão e proporção

O Show de Física contará com demonstrações experimentais interativas relacionadas a aplicações cotidianas e tecnológicas da Física e ciências correlatas. Será uma excelente oportunidade para os estudantes que gostam das ciências exatas.

Hora: apresentações horárias a partir das 13 horas

Assessoria de Comunicação- IFSC/USP