18 de outubro de 2022

“Semana Integrada do Instituto de Física de São Carlos” (SIFSC) – quando a integração é perfeita

Apresentação de pôsteres

É uma verdadeira tradição, no IFSC/USP, a realização, anual, da Semana Integrada do Instituto de Física de São Carlos (SIFSC), um evento inteiramente organizado e gerido pelos alunos de nosso Instituto ao longo de uma semana. Palestras, minicursos, debates, workshops, exposições artísticas, apresentação e discussão de trabalhos científicos e a entrega do “Prêmio Yvonne Mascarenhas” constituem os principais ingredientes deste evento, programação essa igualmente presente na edição de 2022, que ocorreu entre os dias 10 e 14 deste mês, integrando alunos de graduação, pós-graduação, pós-doutores, professores, pesquisadores e funcionários.

Nesta 12ª edição da SIFSC, embora com muita participação, os efeitos da pandemia ainda se fizeram notar. Contudo, para Vinícius Pereira Pinto, um dos organizadores do evento, esta foi a edição que teve uma programação mais integrada graças às várias colaborações internas e ao lote de alunos voluntários que foram fundamentais para o sucesso do evento. “A pandemia deixou um rastro muito grande que ainda se faz sentir, fato que contribuiu para que a comissão organizadora do evento ficasse reduzida”, comenta Vinícius, que salienta a importância da SIFSC para os alunos. “De fato, este é um evento perfeito para que os alunos se possam integrar ainda mais, não só na vida do Instituto, como também na interação com os alunos de Pós-Graduação, visando trocar ideias e projetos acadêmicos e científicos”.

Vinicius Pereira Pinto

A SIFSC é o único evento do IFSC/USP totalmente organizado e gerido pelos alunos do Instituto, oferecendo-lhes uma visão de como organizar um grande evento acadêmico, com todas as suas particularidades, e como geri-lo da melhor forma através de uma programação equilibrada e rica. Além da programação, que nesta edição, como em todas as outras, ocorreu de forma bastante organizada, foram apresentados cerca de setenta trabalhos em formato de pôsteres, onde os alunos puderam colocar ideias e discutir projetos entre si e com os professores avaliadores, uma ação que reitera a necessidade de existir sempre uma comunicação cada vez mais lata e próxima entre as áreas de pesquisa.

Vinícius Pereira Pinto sublinha que a entrega dos “Prêmios Yvonne Mascarenhas”, que ocorreu no último dia do evento, foi o momento mais sublime de toda a programação da SIFSC. “Foram apresentados ótimos trabalhos, todos eles diferenciados e com apresentações orais de alto nível, o que complicou – e muito – o trabalho das bancas para escolher o melhor em cada categoria: Iniciação Científica, Mestrado e Doutorado. Contudo, foi a presença e as palavras da Profª Yvonne Primerano Mascarenhas que mais nos tocaram. Sua história de vida junto com o Prof. Sérgio Mascarenhas, que se dilui na história da criação do IFSC/USP, seu olhar de ternura e seu entusiasmo vertido em suas palavras e sempre voltado para a disseminação do conhecimento, contagiaram todos os presentes, que a aplaudiram de pé”, recorda Vinícius.

Banca – Iniciação Científica

Banca – Mestrado

Banca – Doutorado

Os vencedores

Os vencedores do “Prêmio Yvonne Mascarenhas” da SIFSC-2022, foram:

Excelência Acadêmica – Categoria Iniciação Científica: Juan Vitor Oliveira Pêgas, com o trabalho “Introdução à teoria dos espinores e twistores”;

Excelência Acadêmica – Categoria Mestrado: Camila Aparecida Antunes, com o trabalho “Estudo teórico do fenômeno de cavitação acústica no tecido biológico para otimização da Terapia Sonodinâmica (SDT)”;

Excelência Acadêmica – Categoria Doutorado: Camila de Paula D’Almeida, com o trabalho “Microscopia holográfica sem lentes com algoritmos de reconstrução de fase baseados nos métodos multiespectral e multialturas”;

Divulgação Científica: Júlia Gouvêa Mamprim, com o vídeo “Matéria escura: como procurar algo que não conseguimos ver?”;

Concurso artístico: Luciana Andrade Dourado.

Premiados – Júlia Gouveia, Juan Pêgas (Profª Yvonne Mascarenhas), Camila de Paula e Camila Antunes

Luciana Andrade Dourado

Comissão Organizadora da SIFSC-2022: Vinícius Pereira Pinto; Arthur Deponte Zutão e Gabriel dos Santos

Rui Sintra – Assessoria de Comunicação – IFSC/USP