30 de novembro de 2016

App permite envio imediato de ocorrências

Transitar pelas ruas, principalmente à noite, pode gerar uma sensação de insegurança, principalmente quando se está sozinho. Tal sensação pode surgir em razão da existência de vias com pouca iluminação pública, ou pela exígua circulação de pedestres e veículos em algumas regiões. Dentro dos campi universitários, a sensação nem sempre é diferente, mesmo quando há guaritas universitárias.

campus_uspFoi com o intuito de reforçar ainda mais a segurança dentro do campus USP São Carlos, que, desde 4 de abril deste ano, os transeuntes que possuem número USP podem baixar o aplicativo (app) “CAMPUS USP”, para o relato imediato de ocorrências de furtos, roubos, sequestros, vandalismo, má iluminação pública, vazamento de água, presença de animais abandonados, violência contra a mulher, incêndio, emergências médicas ou situações anômales nas dependências do campus.

As ocorrências podem ser geradas através de textos, fotos ou áudios, que são encaminhados imediatamente para a prefeitura ou para a central de segurança do campus. O aplicativo ainda traz uma opção de alerta que, quando identifica um “agito” no aparelho, envia notificações imediatas para a guarda universitária.

O aplicativo, compatível com smartphones, que contêm GPS e sistemas Android ou IOS, é gratuito e pode ser baixado na App Store e na Google Play, sendo necessário fazer login com o número USP para utilizar as opções de registros de ocorrência, chamada de emergência, mapa de segurança e o modo “alerta”.

Ao registrar uma ocorrência, o usuário recebe uma mensagem de confirmação na tela do smartphone, bem como um e-mail com o protocolo da ocorrência – dúvidas e problemas de utilização do aplicativo podem ser reportados AQUI.

O aplicativo, que foi desenvolvido por um ex-guarda universitário do campus USP de Piracicaba, pode ser utilizado nos seguintes campi da USP: Armando de Salles Oliveira, Quadrilátero da Saúde e Direito, Escola de Artes, Ciências e Humanidades, Fernando Costa, Piracicaba, Bauru, Lorena (Áreas I e 2), Ribeirão Preto e São Carlos (Áreas 1 e 2).

ANTENOR_500

Em São Carlos, o aplicativo é coordenado pelo chefe da seção de segurança do campus USP São Carlos, Antenor Alves de Souza. Ele diz que, embora o aplicativo seja um anseio da comunidade uspiana, desde abril houve pouco acesso ao app, reforçando-se assim a necessidade de utilizar o sistema para manter um contato muito mais rápido e eficiente com a guarda universitária em situações de emergência.

Desde seu lançamento, o aplicativo teve 7.602 downloads e 733 ocorrências registradas, sendo que, do total de relatos relacionadas à segurança, 428 registros referiam-se a denúncias comprovadas e 178 correspondiam a testes ou enganos. No que se refere às ocorrências reais, houve 189 chamadas diretas para o telefone de atendimento da Guarda Universitária, 96 ativações do sistema de alerta, 45 denúncias de atividades suspeitas, 36 relatos de problemas de trânsito, 28 registros de animais abandonados e roubos/furtos, e 6 denúncias de vandalismo. Não houve relatos de sequestro.

Em relação à gestão dos campi, no total foram registradas 127 ocorrências relacionadas a problemas de iluminação pública, presença de buracos nas vias e casos de vazamento de água.