25 de fevereiro de 2022

“São Paulo School of Advanced Science on Quantum Fluids and Applications”

Iniciou-se no dia 20 do corrente mês, prolongando-se até dia 04 de março a “São Paulo School of Advanced Science on Quantum Fluids Applications”, uma Escola de Ciência Avançada apoiada pela Fapesp e inserida na celebração do 60º aniversário desta fundação de apoio à pesquisa.

Destinada a estudantes de graduação, de pós-graduação e a pesquisadores em início de carreira (Pós-Doutorandos), este evento conta com a presença de  renomados palestrantes de todo o mundo, que têm oferecido grandes oportunidades de intercâmbio de ideias.

Trata-se de uma escola avançada de Física que trata dos fundamentos da designada Matéria Quântica, um tópico extremamente atual, recordando que estamos entrando numa era onde os conceitos quânticos estão dominando: sensores, gravímetros – que permitem prever abalos sísmicos – e a comunicação e computação, que vão revolucionar todo o panorama.

Para o docente e pesquisador do IFSC/USP, Prof. Vanderlei Bagnato,que é um dos organizadores deste evento “A escola está mostrando para os alunos inscritos todo este novo cenário, cuja área que estamos discutindo aqui é a dos fluidos quânticos, no sentido de motivá-los a encarar uma grande quantidade de desafios que temos nesta disciplina. Ao mesmo tempo, os alunos têm a chance de ver e acompanhar as apresentações de muitos cientistas do mundo inteiro que estão falando de tópicos relevantes nesse contexto”.

Participam desta escola, formatada com um conceito híbrido, cerca de 140 participantes, com perto de sessenta participações presenciais, onde se destacam muitos alunos do exterior e alguns pesquisadores, oriundos, por exemplo, de Inglaterra, França, Alemanha, Estados Unidos, Chile, México, sendo que a maior parte das apresentações foram feitas remotamente, devido à pandemia.

Além do Prof. Vanderlei Bagnato, o comité organizador deste evento foi constituído por: Prof. Marcelo Takeshi Yamashita, (IFT-UNESP); Prof. Marcos Cesar de Oliveira (IFGW-UNICAMP); Prof. Philippe Wilhelm Courteille (IFSC-USP); Prof. Emanuel Alves de Lima Henn (IFSC-USP); Prof. Francisco Ednilson A. dos Santos (UFSCAR); Drª. Mônica Andrioli Caracanhas (IFSC-USP) e Dr. Lucas Madeira (IFSC-USP).

Rui Sintra – Assessoria de Comunicação – IFSC/USP