Notícias

19 de fevereiro de 2015

São Carlos sedia primeira edição do G&GC-2015

gegccert124O Instituto de Física de São Carlos sediará, entre os dias 01 e 09 de agosto deste ano, a Advanced School on Glasses and Glass Ceramics (G&GC 2015), um evento internacional que reunirá alunos de mestrado e pós-doutorado que realizam pesquisas na área de vidros e vitrocerâmicos no Brasil e no exterior. A Escola é amparada pelo programa Escolas São Paulo de Ciência Avançada da FAPESP e organizada pelo Center for Research, Technology and Education in Vitreous Materials (CeRTEV), um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão da FAPESP, que reúne grupos de pesquisa do Departamento de Engenharia de Materiais da Universidade Federal de São Carlos (DEMa-UFSCar), do IFSC/USP, da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC/USP) e da UNESP.

Foram disponibilizadas cem vagas para estudantes de pós-graduação, sendo que cinquenta eram destinadas a alunos brasileiros e as demais a estudantes estrangeiros – esses participantes terão suas hospedagens pagas pela organização do evento. O objetivo da G&GC 2015 é oferecer aos alunos uma visão global dos principais avanços científicos e tecnológicos nesse campo, bem como os problemas e as perspectivas para pesquisas futuras. A G&GC 2015 trará palestras e aulas teóricas e práticas com renomados pesquisadores de diversos países, que deverão abordar temas como, por exemplo, fundamentos de estrutura, processos de relaxação, cristalização e propriedades, estrutura molecular, nano e microestrutura, processos dinâmicos, as propriedades mecânicas, ópticas, elétricas e biológicas dessas classes de materiais vítreos, entre outros assuntos. Após acompanharem essas palestras e treinamentos, os participantes deverão apresentar um pequeno trabalho de conclusão de curso.

Durante a G&GC 2015, os alunos terão Schneider300a oportunidade de visitar os laboratórios do CeRTEV na USP e na UFSCar, onde conhecerão as atividades de pesquisa desenvolvidas na área de vidros e vitro-cerâmicas e a infra-estrutura disponível.

O Prof. Dr. José Fabian Schneider, docente do Grupo de Ressonância Magnética do IFSC/USP e pesquisador do CeRTEV, diz que o evento é baseado em um dos programas da FAPESP que visa, além de formar os participantes, incrementar a visibilidade das instituições de pesquisa do Estado como polos de referência internacional. Uma equipe do CeRTEV montou o projeto da Escola, que foi apoiada pela FAPESP. A ideia é oferecer uma escola de excelência intensiva, com nove dias de duração.

A Escola deverá mergulhar os participantes em temas como propriedades de vidros, técnicas de análises e aplicações, incentivando a que todos interajam tanto com os colegas, quanto com os docentes. Além de assistirem as aulas, os estudantes terão a oportunidade de mostrar seu trabalho de pesquisa e discuti-lo com outros colegas e com pesquisadores. O interessante é que teremos especialistas internacionais que poderão contribuir à formação dos estudantes e dar visibilidade às pesquisas dos participantes brasileiros, diz o Prof. José Schneider.

fapesplo-250Essa interação entre cada participante poderá resultar na troca de experiências e na formação de redes de contatos, já que os alunos brasileiros e estrangeiros se misturarão de uma forma mais descontraída. Sendo assim, espera-se que essa relação entre pesquisadores nacionais e internacionais resulte, também, em novos projetos acadêmicos e contribua para que os jovens de todo o Brasil e do mundo conheçam as pesquisas de nível internacional que são realizadas na cidade de São Carlos. A nossa expectativa é que todos os estudantes tenham um bom aproveitamento da escola. O mais importante é que consigamos favorecer a colaboração entre os participantes porque, no futuro, isso significará mais fluidez de nossos projetos de colaboração com o exterior, através da rede de parcerias que poderá ser criada pelos alunos durante o curso.

Por fim, Schneider revela que poderá haver uma segunda edição da escola, com novos tópicos a serem abordados, caso haja um grande impacto e demanda nesta primeira edição.

Os seguintes docentes e pesquisadores apresentarão palestras no curso: Hellmut Eckert (Universidade de São Paulo/Brasil), Paulo Sergio Pizani (Universidade Federal de São Carlos/Brasil), Edgar Dutra Zanotto (Universidade Federal de São Carlos/Brasil), Prabhat Gupta (Ohio StateUniversity/Estados Unidos), José Pedro Rino (Universidade Federal de São Carlos/Brasil), Francisco Carlos Serbena (Universidade Estadual de Ponta Grossa/Brasil), Vincenzo M. Sglavo (University of Trento/Itália), Andrea Simone de Camargo Alvarez Bernardez (Universidade de São Paulo/Brasil), John Michael Ballato (ClemsonUniversity/Estados Unidos), Aswini Ghosh (Indian Association for the Cultivation of Sience/Índia), Steve Jung (Mo-Sci Corporation/Estados Unidos) e Alexander Priven (Corning Inc./Coréia).

O CeRTEV

Inserido entre os 17 CEPID (Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão) da FAPESP, o CeRTEV tem como objetivo mapear o “genoma” do vidro e desenvolver vidros e vitrocerâmicos funcionais através de pesquisas fundamentais sobre estrutura e propriedades, utilizando métodos de caracterização de materiais no estado da arte.

Constituído por catorze pesquisadores, que atuam na USP, UFSCar e UNESP, além de especialistas nas áreas de engenharia, química e física de materiais vítreos, nomeadamente em cristalização e em uma vasta gama de técnicas de caracterização funcional, o CeRTEV desenvolve materiais com novas funcionalidades, como, por exemplo, alta resistência mecânica e condutividade elétrica, atividade biológica e óptica ou catalítica.

Os 14 pesquisadores do Centro supervisionam aproximadamente cinquenta estudantes de graduação e pós-graduação envolvidos em pesquisas com vidros e vitrocerâmicos, inseridos em uma rede de colaborações nacionais e internacionais.

Clique AQUI para obter mais informações sobre a Advanced School on Glasses and Glass-Ceramics.

Assessoria de Comunicação

Imprimir artigo
Compartilhe!
Share On Facebook
Share On Twitter
Share On Google Plus
Fale conosco
Instituto de Física de São Carlos - IFSC Universidade de São Paulo - USP
Obrigado pela mensagem! Assim que possível entraremos em contato..