14 de setembro de 2016

São Carlos é destaque na Inovação

Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e da Universidade George Washington, nos Estados Unidos, publicado na edição de agosto da “Pesquisa FAPESP” e subordinado ao tema Terrenos férteis para a inovação, analisou a prevalência em diferentes regiões do estado do chamado “empreendedorismo intensivo em conhecimento” (KIE, na sigla em inglês), onde uma das conclusões foi que a formação de polos de inovação no estado de São Paulo é influenciada por alguns fatores peculiares e nem sempre segue a dinâmica observada em outros países: trata-se da concentração de empresas jovens e inovadoras que utilizam novas tecnologias geradas por universidades e por elas próprias e conseguem tirar partido de oportunidades de negócio em setores diversos, sendo que São Carlos é apontada como a cidade que apresenta o polo mais denso.

De fato, nesse estudo foram analisados 1.130 projetos Pipe distribuídos em 114 cidades que tiveram pelo menos um projeto concedido entre 1998 e 2014. Cinco delas se destacaram pela alta concentração de projetos: São Paulo (298 projetos), Campinas (197), São Carlos (177), São José dos Campos (72) e Ribeirão Preto (55). Observou-se que, embora a capital paulista abrigue a maior quantidade de projetos, em termos relativos é São Carlos que tem mais destaque, com 199 projetos Pipe por grupo de 100 mil habitantes.

Para ler esta matéria na íntegra, clique AQUI.