11 de novembro de 2023

São-carlense é eleito reitor da Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC

Os professores Fernando Fragalli e Clerilei Bier – Reitor e Vice-Reitora da UDESC (Crédito: Rede Catarinense de Notícias)

O Prof. Jose Fernando Fragalli, ex-aluno do IFSC/USP, foi eleito este mês reitor da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).

Natural de São Carlos, o Prof. José Fernando Fragalli concluiu em 1985 o seu Bacharelado em Física, pelo Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), tendo concluído um novo Bacharelado em Engenharia de Materiais pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), em 1988. Em 1989concluiu seu Mestrado em Física, igualmente no IFSC/USP.

A área de pesquisa em que atua, conforme classificação do CNPQ, é “Propriedades Ópticas e Espectroscópicas da Matéria Condensada”, e sub área “Outras Interações da Matéria com Radiação e Partículas”. Sua atuação principal trata dos temas propriedades ópticas e elétricas do silício amorfo hidrogenado e molhabilidade de filmes finos de carbono amorfo hidrogenado.

É professor efetivo desde 1994 no Departamento de Física do Centro de Ciências Tecnológicas (CCT) da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), e em 1995 assumiu a Coordenação do Curso de Licenciatura em Física, tendo exercido este mandato até 1997. Como Coordenador foi responsável pela implantação das disciplinas dos últimos semestres do Curso de Licenciatura em Física.

Em 1999 participou de Edital FAPESC que propiciou a aquisição de telescópio móvel (MEADE LX-90), utilizado até hoje em atividades de Extensão Universitária vinculadas à divulgação científica em escolas de Ensino Médio da Região Nordeste do Estado de Santa Catarina.

De 2004 a 2006 participou como representante docente eleito pelos pares do CCT/UDESC da Comissão Estatuinte que elaborou o Estatuto da UDESC, ora em vigência.

De 2010 a 2012 foi Chefe do Departamento de Física do CCT/UDESC. Neste período foi responsável pela implantação das disciplinas das primeiras quartas fases da nova grade do Curso de Licenciatura em Física.

De 2014 a 2016 foi novamente Chefe do Departamento de Física do CCT/UDESC.

De 2016 a 2020 foi Diretor Geral do Centro de Ciências Tecnológicas (CCT) da UDESC.

Entre os anos de 2021 e 2023 foi representante dos docentes na Câmara de Administração e Planejamento – CAP/CONSUNI.

Em 2023 foi eleito reitor da UDESC, tendo como seu braço direito a vice-reitora, Profª.Clerilei Bier.

Um orgulho para o IFSC/USP e para a cidade de São Carlos ver um filho seu progredir em sua carreira ao serviço do ensino superior.

Rui Sintra – Assessoria de Comunicação – IFSC/USP