Notícias

26 de fevereiro de 2025

Salão de Eventos da USP São Carlos lota para o início de mais uma “Abertura Conjunta da Semana de Recepção aos Calouros-2025”

Pró-Reitor de Graduação da USP, Prof. Dr. Aluísio Segurado, dando as boas-vindas aos ingressantes

O Salão de Eventos do Campus USP de São Carlos lotou uma vez mais no dia 27 de fevereiro para recepcionar os seus alunos ingressantes do ano de 2025, um evento que anualmente marca o início do primeiro semestre do ano letivo e que tem a duração de uma semana, com o intuito de apresentar a USP aos novos alunos – aos “calouros”.

Como tem sido habitual ao longo dos anos, foram muitos os familiares de alunos que fizeram questão de marcar presença neste importante evento, que praticamente marca o final da adolescência e o início da vida adulta, com uma mistura de sensações: orgulho, alegria e também um pouco de ansiedade. Enquanto o orgulho de pais, mães, irmãos e restantes familiares verte do reconhecimento do esforço e da dedicação dos jovens ao longo dos anos, culminando neste importante passo na educação, a emoção de – principalmente para um pai ou para uma mãe – verem um filho seu iniciar essa nova fase pode ser um momento emocionante, repleto de expectativas sobre o futuro e das oportunidades que a USP pode trazer. E, ao observarmos as expressões de contentamento dos familiares, também podemos notar uma compreensível ansiedade ou preocupação relacionadas com a adaptação que seu filho ou filha terá a um novo ambiente, longe de casa, com o dever de encarar a carga de estudos e as responsabilidades que vêm com a vida universitária. É claro que nessa mistura de sentimentos também surge a nostalgia, ao recordar os momentos da infância e da adolescência de seus filhos e filhas, refletindo sobre como o tempo passou rapidamente. Contudo, a segurança eleva-se quando pensam que seus filhos estão na melhor Universidade do País e em uma das melhores universidade do mundo, numa cidade aprazível, segura.

Por outro lado, não devemos esquecer o cerne da questão, ou seja, a mistura de emoções que os novos alunos e alunas da USP de São Carlos estão sentindo como “calouros”. E, as primeiras emoções são a empolgação e a expectativa, pois todos eles estão iniciando uma nova fase de suas vidas, cheia de oportunidades de aprendizado e de crescimento pessoal. A ideia de conhecer novas pessoas, fazer amigos e explorar novos conhecimentos será o “gás” que os impele. Por outro lado, também é comum eles e elas sentirem um certo nervosismo ou ansiedade, principalmente com a mudança de ambiente, uma responsabilidade maior e a pressão para ter um bom desempenho acadêmico. O remédio para isso??? Granjear novas e boas amizades, interagirem bastante com os professores, mesmo fora do tempo normal de aulas, sentirem-se parte da comunidade acadêmica, encararem o ritmo dos estudos e seguirem em frente, sempre tentando alcançar o seu melhor. A experiência é uma combinação de entusiasmo, ansiedade e um senso de conquista, que, juntos, formam um momento marcante na vida do estudante.

Esta “Abertura Conjunta da Semana de Recepção aos Calouros – 2025” teve a participação, na mesa de honra, presidindo-a, do Pró-Reitor de Graduação da USP, Prof. Dr. Aluísio Segurado, que esteve acompanhado pelo Prefeito do Campus USP de São Carlos, Prof. Dr. Luís Fernando Costa Alberto e os diretores dos Institutos que compõem o Campus USP de São Carlos, a saber: Professores Fernando Martini Catalão, Escola de Engenharia de São Carlos (EESC/USP); João Marcos de Almeida Lopes, Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU/USP); André Carlos Ponce de Leon Ferreira de Carvalho, Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC/USP); Osvaldo Novais de Oliveira Junior, Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP); e Hamilton Brandão Varela de Albuquerque, Instituto de Química de São Carlos (IQSC).

Quanto ao programa estipulado para este evento, o melhor será recordar tudo o que se passou pelo link do Canal Youtube, clicando na imagem abaixo.

Rui Sintra – Assessoria de Comunicação – IFSC/USP

Imprimir artigo
Compartilhe!
Share On Facebook
Share On Twitter
Share On Google Plus