23 de abril de 2019

Romain Dubessy apresenta seminário no Grupo de Óptica (IFSC/USP)

O Grupo de Óptica do  IFSC/USP realizou no dia 23  do corrente mês mais um seminário, desta vez com o Dr. Romain Dubessy (Univ. Paris 13), que explanou o tema Superfluid Dynamics and Collective Excitations of a Quasi-Two Dimensional Bose Gas.

Dubessy apresentou os recentes resultados experimentais obtidos no Grupo Condensado de Bose-Einstein, da Universidade Paris 13, tendo discorrido sobre a configuração experimental baseada em átomos Rb87 super-esfriados presos em um potencial revestido de radiofrequência.

Neste seminário, foram discutidas as excitações de baixa energia do gás quântico e mostradas como elas podem ser reveladas usando um processamento de dados conhecido como Análise de Componentes Principais, relacionadas com suas propriedades e com a dinâmica do super-fluido. Também foram apresentados resultados preliminares sobre gases super-fluidos de rotação rápida, bem como quais os direcionamentos das pesquisas atuais e futuras no grupo do pesquisador.