29 de setembro de 2015

Membros do Centro Brasileiro da University of Münster visitam IFSC

MUNSTER-200No início da tarde do dia 24 de setembro, o Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP) recebeu, por meio dos Profs. Drs. Valtencir Zucolotto e Cleber Mendonça, a visita de Anja Grecko Lorenz, Diretora do Centro Brasileiro da University of Münster, e do Dr. Ricardo Schuch, Diretor Executivo do Centro, que participaram de uma reunião na Sala Celeste, tendo posteriormente conhecido também a infraestrutura do IFSC/USP.

Coube ao Prof. Cleber Mendonça, do Grupo de Fotônica, dissertar sobre a realidade da cidade de São Carlos e de suas potencialidades, tendo destacado o Campus USP – São Carlos, bem como a infraestrutura do Instituto, incluindo a Biblioteca do IFSC/USP e seus laboratórios de ensino de física, que são conhecidos por muitos como alguns dos maiores e melhores laboratórios voltados ao ensino de física do país, disse o docente.

Já em sua apresentação, o Dr. Ricardo Schuch destacou o wwu.usp, uma parceria entre a University of Münster e a Universidade de São Paulo, Ricardo-1-300que é subsidiada pelo programa Parcerias Estratégicas e Redes Temáticas, uma iniciativa do Ministério Alemão de Educação e Pesquisa (BMBF) que é administrada pelo Serviço de Intercâmbio Acadêmico (DAAD).

Segundo ele, esta iniciativa já engloba algumas parcerias com a USP, contudo, ainda há a necessidade de estabelecer colaborações em outras áreas, tendo dado o exemplo da nanomedicina.

A wwu.usp tem como foco três áreas temáticas: Doenças Negligenciadas, Ciência de Sistemas de Informação e Ciência de Direito. A USP é a instituição brasileira de mais intensa colaboração científica com a University of Münster. Nosso objetivo é intensificar e valorizar essa parceria através de novas colaborações, incluindo com o Grupo de Nanomedicina e Nanotoxicologia [GNano/IFSC], já que estamos interessados em integrar, especialmente a área de nanomedicina neste projeto, e criar um centro voltado a pesquisas sobre doenças negligenciadas, explicou.

Na ocasião, o Prof. Valtencir Zucolotto, que coordena o GNano, falou sobre a área da nanomedicina e nanotoxicologia, bem como as pesquisas que têm sido desenvolvidas em seu grupo. O docente reconhece a importância dessa possível colaboração: É uma possibilidade muito boa, principalmente para viabilizar o intercâmbio de alunos, concluiu.

A University of Münster

Fundada em 1780 em Münster, na Alemanha, a University of Münster é a quarta maior universidade do país europeu. Apesar de não oferecer cursos na área de engenharia, a citada instituição de ensino superior congrega 15 faculdades, além de ser a única universidade do país em questão a ter uma faculdade integrada de música.

UNIMUNSTER-500