21 de março de 2016

As mulheres da ciência

Em razão do Dia Internacional das Mulheres, comemorado no último dia 8 de março, a revista Pesquisa FAPESP publicou em seu portal uma coletânea de 71 matérias, em formatos diversificados*, publicadas no portal da revista e em sua edição impressa entre 2000 e 2016, trazendo entrevistas, pesquisas, biografias e prêmios científicos nos quais as mulheres são as protagonistas, além de alguns dados referentes à participação feminina no mundo científico.

O tema da desigualdade de gêneros na ciência, por exemplo, foi destacado na matéria “As chances das mulheres na universidade”, de autoria do jornalista Fabrício Marques, e descreve parte de um estudo realizado pela socióloga Marília Moschkovich, no qual se destaca, entre outras coisas, que, na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), professores do sexo feminino têm menos chances que os do sexo masculino de alcançar o topo nos cursos de Linguística, Educação e Medicina.

Tito-_mulheres_na_cienciaMesma temática foi também abordada na matéria de autoria do jornalista Bruno de Pierro. Intitulada “A força dos estereótipos”, a matéria destaca um estudo publicado na revista Science, que verificou a relação entre a baixa participação feminina em certas áreas da ciência e a ideia de que talentos inatos determinam carreiras científicas.

Além da questão de gêneros na ciência, outras matérias exaltaram a participação feminina na ciência, como a “Trabalho recompensado”, sobre os prêmios nacionais e internacionais alcançados por pesquisadoras, a “Território feminino”, sobre o aumento da publicação de artigos científicos por mulheres, e a “O céu é o limite”, sobre o prêmio internacional a futuros líderes de pesquisa, angariado pela brasileira Merav Opher.

Também são destacadas pesquisas na área de humanidades que tiveram como tema notórias mulheres, como Hannah Arendt, Elizabeth Bishop, Carmen Miranda e Clarice Lispector. Além disso, outras pesquisas relacionadas a mulheres que atuaram no mundo artístico também podem ser acessadas. Tomie Ohtake, Lygia Clark e Vera Hamburger estão entre os nomes que aparecem nas matérias.

Nas 31 matérias em formato de entrevista, é possível encontrar nomes como Vanderlan da Silva Bolzani, docente do Instituto de Química da Unesp e atual vice-coordenadora do Centro de Pesquisa e Inovação em Biodiversidade e Fármacos (CIBFar), Luciana Vanni Gatti, coordenadora do Laboratório de Química Atmosférica do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen), Helena Bonciani Nader, atual presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e Angelita Habr-Gama, primeira mulher residente em cirurgia geral do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FM/USP).

Eva Alterman Blay e o assédio às mulheres dentro e fora do mundo acadêmico

Também como parte das comemorações do Dia Internacional da Mulher, a Rádio USP trouxe uma série de entrevistas com mulheres em destaque na ciência. Inclusa no programa Via Sampa, a primeira entrevista da série foi feita com a socióloga e coordenadora do escritório USP Mulheres, Eva Alterman Blay, que, desde a década de 1960, luta pelos direitos das mulheres dentro e fora da academia.

Blay falou um pouco sobre sua vida acadêmica e as dificuldades e conquistas alcançadas durante os anos, sobre a influência que sofreu para se dedicar absolutamente a uma causa e sobre alguns arrependimentos, como sua ausência como mãe. “Não que eu me arrependa de ter dado aos meus filhos [atenção] tanto quanto eu gostaria de ter dado, porque eu dei muito, tanto que eles são pessoas maravilhosas […]. Eu mesma me privei de algumas coisas. Se não fosse meu marido, que estava ao meu lado o tempo todo, eu não teria conseguido tudo o que eu consegui”, declarou à socióloga na entrevista.

Para acessar o podcast na íntegra, clique aqui.

*Matérias impressas, entrevistas, vídeos e podcast

Assessoria de Comunicação- IFSC/USP