31 de julho de 2014

USP é classificada como a melhor universidade da América Latina

A Universidade de São Paulo (USP) é a instituição da América Latina mais bem colocada na edição de 2014 da lista de 1.000 universidades avaliadas pelo Centro de Rankings Universitários Mundiais (CWUR, na sigla em inglês). A USP ocupa a 131ª posição da lista, divulgada hoje, dia 31 de agosto.

O ranking do CWUR é divulgado desde 2012, mas nos anos anteriores a lista contava apenas com as 100 universidades melhor colocadas.

A instituição que liderou o ranking em 2014 foi a Universidade Harvard, seguida da Universidade Stanford e do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT). Além das três americanas, duas instituições britânicas completam o Top-5, sendo elas a Universidade de Cambridge e a Universidade de Oxford (4ª e 5ª posição).

Entre as brasileiras, as melhores posicionadas, além da USP, foram a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em 329º lugar, a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em 437º, e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em 496º.

Posição das universidades brasileiras no ranking:

131ª – Universidade de São Paulo (USP);

329ª – Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ);

437ª – Universidade Estadual de Campinas (Unicamp);

496ª – Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG);

585ª – Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS);

626ª – Universidade Federal de São Paulo (Unifesp);

683ª – Universidade Estadual Paulista (Unesp);

845ª – Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ);

852ª – Universidade Federal Fluminense (UFF);

894ª – Universidade de Brasília (UnB);

898ª – Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC);

919ª – Universidade Federal de Santa Maria (UFSM);

925ª – Universidade Federal de São Carlos (UFSCar);

929ª – Universidade Federal do Paraná (UFPR);

940ª – Universidade Federal de Pernambuco (UFPE);

964ª – Universidade Federal do Ceará (UFC);

967ª – Universidade Federal da Bahia (UFBA);

983ª – Universidade Federal do ABC (UFABC);

Segundo o centro, este ranking mede oito critérios diferentes de qualidade, e prioriza a qualidade dos ex-alunos das instituições: 25% da nota das universidades é medida pelo número relativo de pessoas formadas nelas que ganharam prêmios internacionais importantes, de acordo com o tamanho da instituição, 25% é medida pelo número de formandos que atualmente ocupam cargos de dirigentes nas melhores empresas do mundo, e 25% da nota mede a qualidade dos professores, a partir do número de prêmios e medalhas de relevância.

O resto da pontuação é composto do número de publicações em jornais de reputação, do número de publicações em jornais de grande influência, do número de citações em pesquisas, do índice que mede o impacto geral da instituição e das patentes internacionais solicitadas pela universidade.

(Com informações do G-1)