16 de julho de 2015

Quantum Information Science with Trapped Ca+ Ions

Na tarde do dia 16 de julho, o Prof. Dr. Rainer Blatt, do Institute for Experimental Physics (University of Innsbruck – Áustria), ministrou a palestra Quantum Information Science with Trapped Ca+ Ions, que foi inserida no âmbito da iniciativa do Café com Física – Edição Especial.

Nesse seminário, Blatt falou sobre as aplicações do computador quântico Innsbruck, que podem ser utilizadas na codificação de qubit – em estados emaranhados -, no procedimento de simulação de base, mecanismo de dissipação cuidadosamente controlado, bem como nas simulações quânticas em sistemas abertos.

RAINER_BLATT_350Em 1979, Rainer Blatt graduou-se em física pela University of Mainz (Alemanha). Em 1981, finalizou seu doutorado e tornou-se pesquisador assistente no grupo do Prof. Dr. Günter Werth, professor emérito da citada universidade. Após ter atuado em algumas outras instituições e ao lado de outros cientistas, incluindo o físico John L. Hall, vencedor do Prêmio Nobel de Física em 2005, Blatt foi professor da University of Göttingen (Alemanha). Desde 2003, Rainer Blatt é Diretor Científico do Institute for Quantum Optics and Quantum Information, da Austrian Academy of Sciences. Além disso, atua como docente na University of Innsbruck.

Para conferir o currículo completo do palestrante, clique AQUI.