Notícias

11 de julho de 2016

Quando a matemática é a linguagem global

Organizado pelo IFSC/USP, ocorreu no dia 05 de julho, no Teatro Municipal de São Carlos, um evento cultural inédito, que contou com as presenças do renomado pianista Prof. Caio Pagano, – que obteve grande sucesso quando de seu último concerto realizado nesse mesmo espaço cultural , em 2015 -, que intercalou sua apresentação com a palestra do docente e pesquisador do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação de São Carlos (ICMC/USP), Prof. Carlos Grossi, que, baseado no título A Seção Áurea e os números de Fibonacci na música e outras artes, falou sobre Leonardo Pisano Fibonacci (1170-1250), um talentoso matemático italiano da Idade Média.

Fibonacci formulou a “sequência de Fibonacci”, uma sequência de números em que cada novo termo é obtido pela soma dos dois anteriores.

A razão entre termos consecutivos da sequência de Fibonacci, se aproxima de um número conhecido como a “razão áurea”, que curiosamente está presente nas artes (pintura, música, arquitetura, etc.) e nas ciências naturais.

Para assistir ao vídeo do evento (íntegra), clique AQUI.

Assessoria de Comunicação – IFSC/USP

Imprimir artigo
Compartilhe!
Share On Facebook
Share On Twitter
Share On Google Plus
Fale conosco
Instituto de Física de São Carlos - IFSC Universidade de São Paulo - USP
Obrigado pela mensagem! Assim que possível entraremos em contato..