16 de novembro de 2016

“High Energy Physics” recebe pesquisador Sami Caroff

Em mais um seminário da série High Energy Physics, promovido pelo IFSC/USP, ocorrido no dia 16 de novembro, o pesquisador Sami Caroff, do LAPP – Laboratoire d’Annecy – le – Vieux de Physique des Particules (França), e do CNRS/IN2P3 Université Savoie – Paris, foi o responsável pela apresentação do tema Measurement of leptonic cosmic ray with MAS-02 – interpretation in terms of dark matter and pulsar.

Este seminário decorreu na perspectiva de que nas últimas duas décadas tem SAMI350havido um forte interesse na fração de pósitrons de raios cósmicos que exibem um excesso de pósitrons de alta energia, cuja origem é ainda altamente incerta.

O Alpha Magnetic Spectrometer (AMS-02) é um detector de física de partículas de alta energia, de uso geral, que se encontra operacional na Estação Espacial Internacional desde maio de 2011.

Durante sua inovadora missão de longa duração, o AMS-02 tem coletado grande quantidade de dados para estudar o comportamento de elétrons e pósitrons com uma precisão sem precedentes.

Nesta palestra, Sami Caroff apresentou as medidas mais recentes de fração de pósitrons, fluxo de pósitrons e fluxo de elétrons adquiridos pelo AMS-02, bem como uma interpretação do excesso de pósitrons, em termos de pulsares e matéria escura.