16 de agosto de 2022

“Pyladies São Carlos”: o mundo da programação para meninas e mulheres

Realiza-se no dia 19 do corrente mês, às 12h00, no vão da Biblioteca do ICMC/USP, uma reunião de apresentação do “Pyladies São Carlos”, uma iniciativa sem fins lucrativos cujo objetivo é incluir meninas e mulheres na tecnologia a partir de uma das linguagens de programação mais populares e usadas no mundo – Python.

O “Pyladies” é uma comunidade mundial que tem o objetivo de incentivar as mulheres a entrarem e explorarem o mundo das ciências da computação, contrariando, assim, o domínio dos homens nessa área. Criado em 2011, em Los Angeles (EUA), o “Pyladies” foi concebido por sete jovens que tinham uma paixão comum: as ciências da computação. As fundadoras tinham perfis distintos, algumas com formação em cursos diretamente ligados à computação e atuantes no mercado de desenvolvimento de programas de computador, enquanto outras arriscavam os primeiros passos na área de programação.

A ideia de criar o “Pyladies”, que adquiriu um formato mundial, surgiu quando esse grupo de jovens decidiu organizar um workshop de “Django” –  um framework que utiliza o sistema “Python”, que é uma das linguagens mais amigáveis para novatos em computação. Esta linguagem é não só utilizada na Academia, principalmente nas áreas de biologia, astrofísica e mecânica quântica, como também no mercado de trabalho, em ciências de dados, que englobam procedimentos de pesquisa de mercado, organização de bases de dados, perfil do consumo de clientes, controle de estoques e  inteligência artificial, entre outros.

O “Pyladies São Carlos” está, assim, chamando todas as meninas e mulheres que tenham interesse em computação e que queiram desenvolver atividades de treinamentos, capacitações, estudos, minicursos e palestras.

Algumas perguntas que normalmente são feitas:

1) Eu preciso saber programação ou Python para entrar no Pyladies?

R: Não! Todas que querem aprender ou aprimorar seu conhecimento em Python são bem vindas! Se você é expert, sua participação será fundamental para ajudar no desenvolvimento do grupo e da comunidade. Se você quer aprender, você terá todo apoio para seguir do básico ao avançado.

2) Qual a idade necessária?
R: A sua! Para ser Pyladie não há idade ideal.

3) Sou não-binárie ou homem trans, posso participar?
R: Sim! Entendemos que o propósito do Pyladies e o da causa LGBTQIA+ dialogam em diversos sentidos, portanto aguardamos ansiosamente sua entrada.

4) Sou homem cis, posso participar?
R: Não! Somos um grupo que vem transcendendo as barreiras do incentivo e inserção de mulheres nas carreiras tecnológicas, oferecendo acolhimento e entendimento exclusivo para mulheres de diversas origens, idades e situações de vida.
Todavia, entendemos que sua contribuição é importante e ela pode acontecer de forma indireta: incentivando suas amigas, colegas e mulheres de seu círculo social a aderirem a iniciativas como as “PyLadies São Carlos. Caso queira participar da comunidade Python, recomendamos o Grupy-Sanca, que está de portas abertas para iniciativas com nosso mesmo propósito e dialogam com nossos ideais.