10 de maio de 2021

“Pwn2Win – CTF” – competição internacional de computação em Segurança e TI

Estão abertas a partir do dia 02 de maio próximo as inscrições (gratuitas) para a sétima edição do “Pwn2Win – CTF”, um evento online internacional, inserido, como o nome indica, no CTF – Capture The Flag, um tipo de competição de computação com foco em Segurança/Tecnologia da Informação e áreas correlatas (programação, redes, web, etc), que exige trabalho em equipe e pensamento “fora da caixa” para resolução de problemas e obtenção das flags (códigos que comprovam a resolução e dão pontos para as equipes).

O Pwn2Win é organizado anualmente pelo ELT – (Epic Leet Team – VER AQUI) e convidados desde 2014, com a participação, em anos anteriores, de vários alunos e ex-alunos do IFSC/USP, a exemplo do que acontece nesta sétima edição, cuja organização conta com as experiências de André de Freitas Smaira, Doutor pelo IFSC e atual Professor Substituto e Analista de TI na UFSCar, Paulo Matias, Doutor pelo IFSC e atual Professor Adjunto da UFSCar, e Vinicius Henrique Aurichio, Doutor pelo IFSC e atual Cientista de Dados.

Sobre os organizadores:

O ELT é o time brasileiro mais bem colocado nos rankings internacionais de competições de segurança cibernética nos últimos 7 anos consecutivos. O Pwn2Win é uma das ações da equipe para promover divulgação científica, dentre outras iniciativas, como a publicação de artigos introdutórios em parceria com o portal Mente Binária (VER AQUI). O ELT busca sempre colaborar com a sociedade brasileira para a promoção de melhorias em segurança cibernética, tendo obtido destaque em 2017 com o comprometimento de maior impacto já obtido em testes públicos do sistema de votação eletrônica brasileiro, ocasião na qual a equipe propôs diversas sugestões de melhorias ao TSE.

Breve retrospectiva:

Em 2016 ( VER AQUI) esta iniciativa se transformou em um evento internacional listado no CTFtime, site que organiza e ranqueia dados relacionados a esse tipo de competição, sendo que essa evolução trouxe, agregada, uma enorme responsabilidade quanto à qualidade do evento, de forma que os organizadores tiveram que superar enormes desafios em infra-estrutura, obtendo apoio da UFSCar para essa finalidade. Nesse ano, o evento congregou 864 times de 71 países dos 5 continentes, destacando Brasil, EUA, Coreia, Rússia e Taiwan como os países com mais times inscritos, que puderam se divertir com 53 desafios de 10 categorias diferentes. 30 GB de tráfego de dados foi o tráfego apurado nessa edição

Em 2017 (VER AQUI) foi inaugurada uma plataforma completamente nova desenvolvida pelo time, exclusivamente para a competição (NIZKCTF). Nesse ano, foram inscritos 283 times de 43 países, com destaque para EUA, Brasil, China, Coréia e Japão, e ainda a Alemanha, origem do time vencedor – a ESPR, a quem foi oferecido um prêmio de R$ 1000,00 em dinheiro. Na ocasião, os alemães decidiram doar o dinheiro para o Hospital de Câncer de Barretos (Hospital do Amor), atitude extremamente nobre que a organização do evento fez questão de acatar com muita satisfação. Esta edição congregou 37 desafios de 13 categorias.

Em 2018 (VER AQUI), devido a uma sobreposição de datas com outro evento importante e a um reduzido patrocínio, a organização viu cair o número de inscrições, mas, mesmo assim, conseguiu reunir 206 times oriuendos de 44 países, com destaque para EUA, Brasil, Rússia, Índia e Polônia, sendo que a equipe de Taiwan (Balsn) acabou por sair vitoriosa. Nesta edição, o evento apresentou 30 desafios divididos em 10 categorias.

Em 2019 (VER AQUI) houve um acréscimo  de patrocínios e apoios diversos, como, por exemplo, da UFSCar e do ITA, tendo a organização congregado 269 times inscritos de 42 países, com destaque para EUA, Brasil, Japão, Índia e França tendo-se realizado 27 desafios divididos em 9 categorias.

Em 2020 (VER AQUI) o evento foi transferido para o primeiro semestre, já que nesse período existe uma quantidade menor de grandes eventos, tendo a organização inscrito 864 times oriundos de 78 países, com destaque para Índia, EUA, Brasil, Rússia e Coréia, uma competição que resultou em 24 desafios divididos em 8 categorias.

2021 – A edição deste ano está sendo pródiga em patrocínios de alto nível, como, por exemplo, Google, Telefônica e BugHunt, entre outras empresas e instituições que estão prestes a aderir a esta competição, mantendo-se o apoio da UFSCar

Este evento ocorrerá no dia 28 de maio (sexta-feira), a partir das 13h37, terminando no dia 30 (domingo), à mesma hora.

Um desafio bem legal, aberto a todos e de forma inteiramente gratuita.

Mais informações podem ser obtidas AQUI.

Rui Sintra – Assessoria de Comunicação – IFSC/USP