Notícias

2 de dezembro de 2019

Projetos de Doutorado Acadêmico Industrial no IFSC/USP

Como é de conhecimento público, o IFSC/USP criou em junho de 2014, através da iniciativa do então Diretor da Unidade, Prof. Tito José Bonagamba, a designada Comissão de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação Científica e Tecnológica  (VER AQUI).

A CICT teve como objetivo, estimular, organizar e consolidar atividades de pesquisa básica teórica, experimental e aplicada realizadas na Unidade, estabelecendo diretrizes institucionais que estimulassem atividades que pudessem resultar em colaborações de alto nível com a Indústria, criando perspectivas de financiamento fora do sistema tradicional de fomento à pesquisa e, principalmente, de emprego aos egressos do IFSC/USP fora da academia.

Daí que os esforços nesse projeto se concentrassem no desenvolvimento e inovação científica e tecnológica, com a finalidade de permitir que essas atividades pudessem trazer novas perspectivas de pesquisa aos docentes do Instituto, em colaboração com a indústria, com a vital participação dos alunos de graduação, de preferência dentro de suas atividades de iniciação científica, trabalho de conclusão de curso ou estágio supervisionado, e de pós-graduação, envolvendo projetos de mestrado e doutorado.

Foi dentro desse escopo que a Diretoria do IFSC/USP (gestão 2014/2018) abraçou a criação do Doutorado Acadêmico Industrial (DAI), por sugestão do Prof. Glaucius Oliva, que apreciou a proposta de criação da CICT em uma de suas visitas oficiais ao IFSC/USP, na condição de Presidente do CNPq. O Programa DAI foi rapidamente instituído na Unidade, com o apoio do Prof. Otávio Thiemann, Presidente da Comissão de Pós-Graduação em Física do IFSC/USP, nesse período. A iniciativa abriu mais uma porta para que alunos do IFSC/USP tivessem acesso a temas de interesse do Setor Industrial, com perspectivas de realização de pesquisa de alto nível dedicadas ao desenvolvimento econômico do País.

Para se ter uma breve ideia do sucesso do projeto, o mesmo resultou nas seguintes teses de doutorado: “Modelagem físico-computacional da RMN em meios porosos – aplicações na indústria do petróleo” (projeto desenvolvido em parceria com colaboradores do Cenpes/Petrobras); “Desenvolvimento de biossensor para detecção de nematoides parasitas de plantas” (projeto desenvolvido em parceria com colaboradores da Bayer); e “Explorando as relações entre estrutura e função das hidrolases de glicosídeos das famílias 9, 48 e 74” (projeto desenvolvido em parceria com colaboradores do Centro de Tecnologia Canavieira – CTC). Nos três casos, as contribuições foram significativas para os setores de petróleo, química e alcooleiro, respectivamente.

CENPES/PETROBRAS

Na área da indústria do petróleo, foi desenvolvida uma ferramenta computacional que permite a simulação dos sinais obtidos por RMN no estudo de rochas reservatório. Ela emula informações associadas com dinâmica das moléculas dos fluidos imersos nas rochas reservatório, destacando a relaxatividade superficial, uma propriedade relacionada com a interação fluido/superfície e a permeabilidade das rochas reservatório, parâmetros de grande relevância para a perfilagem de reservatórios de petróleo.

No caso da indústria química, desenvolveu-se um biossensor para detecção de praga agrícola capaz de analisar amostras de solo de uma maneira rápida e simples. Através de medidas de capacitância elétrica e eletroquímica foi possível discriminar amostras infectadas pela praga agrícola de amostras não infectadas.

Já na indústria alcooleira, foram descritas as caracterizações funcional e estrutural de três novas enzimas bacterianas. Os resultados dos perfis hidrolíticos e sinergismo entre duas celulases bacterianas indicam que essas enzimas podem ser usadas em coquetéis enzimáticos voltados à produção de etanol celulósico, tendo em vista o alto grau de sinergismo (sinergismo maior que 7, até então nunca observado na literatura) e com liberação de mais de 90% de açúcares solúveis.

Contribuição do projeto para inovação de produtos

Nas contribuições para a indústria do petróleo, a ferramenta computacional desenvolvida é de extremo valor, tanto para a avaliação dos testemunhos obtidos em poços que estão tendo sua viabilidade econômica avaliada, quanto para a averiguação da empresa dos dados de permeabilidade dos reservatórios de petróleo fornecidos pelas empresas que realizam a perfilagem de poço.

Para a indústria química, o dispositivo desenvolvido permite que a praga agrícola seja detectada em estágio inicial, diminuindo a perda na produção e auxiliando na escolha da melhor estratégia de manejo a ser utilizada no controle.

Detecção de nematoides parasitas de plantas

No caso da indústria química, o dispositivo desenvolvido permite que a praga agrícola seja detectada em estágio inicial, diminuindo a perda na produção e auxiliando na escolha da melhor estratégia de manejo a ser utilizada no controle.

Na indústria alcooleira, foram realizados os estudos estruturais e funcionais de três novas enzimas bacterianas potentes na degradação de biomassa celulósica e hemicelulósica. A ocorrência do efeito sinérgico entre duas destas enzimas em celulose, junto à alta quantidade de açúcares solúveis, indica a potencialidade destas para a produção de biorrenováveis e bioetanol provenientes da biomassa lignocelulósica à base de coquetel de enzimas bacterianas, o que representa um grande avanço no barateamento e produção de enzimas celulolíticas para fins industriais.

Contribuição do projeto para formação de recursos humanos especializados

Nas contribuições para a indústria do petróleo, o projeto desenvolvido resultou na formação de um doutor apto a ser um dos líderes dos projetos que estão sendo elaborados no momento com o Cenpes/Petrobras para o estudo de rochas reservatório de petróleo, em condições de reservatório ou de laboratório.

No caso da indústria química, a interação empresa-universidade foi fundamental para a formação de uma doutora com visão empreendedora, capaz de liderar projetos que atuem no desenvolvimento de biossensores de grande potencial de mercado nas áreas de saúde e agricultura. Além disso, participaram do projeto outros 2 alunos de Iniciação científica.

Na indústria alcooleira, este projeto permitiu a aproximação entre o grupo do Prof. Igor Polikarpov e as linhas de pesquisa de biotecnologia industrial desenvolvidas pelo Centro de Tecnologia Canavieira (CTC) e a formação de um doutor em física com experiência em biofísica de proteínas e enzimologia, apto a liderar projetos na área. Recentemente foi contratado como pesquisador no Sirius-LNLS/CNPEM para ajudar na construção e comissionamento da linha de luz MANACÁ, a qual é dedicada à cristalografia de macromoléculas. Além disso, vai liderar os trabalhos no desenvolvimento de novas metodologias em cristalografia serial para a determinação de novas estruturas de proteínas com foco em reações enzimáticas resolvidas no tempo na linha de luz MANACÁ.

Contribuição do projeto para difusão e transferência do conhecimento

Na indústria do petróleo, o projeto desenvolvido está sendo aplicado no ambiente do Cenpes/Petrobras. Em função da relevância dos resultados alcançados, o conhecimento gerado permitiu uma colaboração adicional com a IBM, que consiste na comparação das ferramentas computacionais desenvolvidas para a estimativa de permeabilidade de poço. Finalmente, além de quatro artigos publicados em revistas indexadas, esses resultados foram apresentados e bem recebidos em dois eventos internacionais associados à indústria do petróleo: International Bologna Conference on Magnetic Resonance in Porous Media e Practical Applications of  NMR in Industry Conference.

Já na indústria química, o biossensor desenvolvido se mostrou uma ferramenta muito promissora para a agricultura, de maneira que será feito o seu pedido de patente para que ele possa ser produzido e comercializado pela indústria parceira.

Cana de Açúcar para a produção de álcool

No caso da indústria alcooleira, os resultados obtidos neste trabalho são os primeiros passos para a produção de um coquetel à base de enzimas bacterianas com potencial na produção de biorrenováveis e bioetanol, tendo sua continuidade sendo dada pelo grupo do Prof. Igor Polikarpov. Ao longo do período de pesquisa deste projeto de doutorado, o presente pesquisador publicou 6 artigos em revistas de alto impacto. Atualmente tem mais 3 manuscritos (como co-autor) em fase de revisão em jornais especializados da área e outros 3 manuscritos (primeiro autor) em fase de escrita e/ou submissão.

Avaliação dos bolsistas pelos respectivos orientadores

Aluno: Éverton Lucas de Oliveira / Orientador: Prof. Tito José Bonagamba

O bolsista Éverton Lucas de Oliveira desenvolveu seu projeto de Doutorado Acadêmico Industrial de forma competente e diligente, em colaboração intensa com seu supervisor e interlocutores do CENPES/Petrobras. Para essa finalidade, todos os passos do projeto eram discutidos com os colaboradores do CENPES/Petrobras, estando o bolsista presente no ambiente da empresa várias vezes ao longo do seu programa de doutorado. Deste modo, sua formação permitirá que ele atue com facilidade nos dois ambientes, acadêmico e industrial, tendo papel fundamental de liderança nos novos projetos que estão sendo propostos em parceria com colaboradores do CENPES/Petrobras. Como resultado do seu projeto de doutorado acadêmico industrial, contribuiu para a indústria do petróleo com sua ferramenta computacional, que foi empregada para o estudo de meios porosos, resultando em artigos publicados em revistas de impacto internacional.

Aluna: Isabella Sampaio / Orientador: Prof. Valtencir Zucolotto

A bolsista Isabella Sampaio teve um ótimo desempenho acadêmico e científico em seu doutoramento com bolsa CNPq/DAI, desenvolvendo um trabalho sistemático sobre a fabricação de sistemas de detecção para pragas agrícolas. Os maiores desafios do trabalho foram aqueles relacionados com a otimização dos parâmetros de detecção dos biossensores, que foram superados graças ao empenho da aluna. Os resultados foram muito satisfatórios, tanto do ponto de vista acadêmico, quanto aplicado ao problema original. Além do seu ótimo desempenho durante o trabalho, a aluna teve também um grande amadurecimento profissional, e dessa forma, gostaríamos de agradecer o apoio ao trabalho através dessa bolsa CNPQ/DAI.

Aluno: Evandro Ares de Araújo / Orientador: Prof. Igor Polikarpov

O bolsista Evandro Ares de Araújo trabalhou sob minha supervisão no projeto “Estudos das relações entre estrutura e função de Hidrolases de Glicosídeos com múltiplos domínios: em busca de enzimas mais eficientes na depolimerização de biomassa lignocelulósica”, conduzindo estudos sistemáticos da caracterização molecular de hidrolases de glicosídeos de famílias GH9, GH48, GH74. Neste projeto, o bolsista pôde desenvolver uma pesquisa que permitiu a ele um grande amadurecimento científico e ter a oportunidade de trabalhar em pesquisa de interface entre a academia e o setor industrial, como no caso da CTC. Isso permitiu a ele finalizar com sucesso esta etapa deste projeto e também ter obtido uma excelente produção acadêmico/científica. Todavia, isso não seria possível sem a bolsa oferecida pelo CNPQ/DAI junto ao IFSC/USP.

Concluindo esta matéria, o IFSC/USP agradece o inestimável apoio do CNPq, com a concessão de 3 bolsas de Doutorado Acadêmico Industrial, através do olhar visionário do Prof. Glaucius Oliva, e agradece o excelente trabalho desenvolvido pelos alunos de Doutorado e seus respectivos orientadores, confirmando o notório papel de longa data da Unidade na área de Ciência, Tecnologia e Inovação.

Assessoria de Comunicação – IFSC/USP

Imprimir artigo
Compartilhe!
Share On Facebook
Share On Twitter
Share On Google Plus
Fale conosco
Instituto de Física de São Carlos - IFSC Universidade de São Paulo - USP
Obrigado pela mensagem! Assim que possível entraremos em contato..