20 de setembro de 2016

Projeto de IC de aluna do IFSC é transformado em livro

Enquanto ainda era aluna do curso de Licenciatura em Ciências Exatas do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), Rafaela Masson fez parte, durante três anos e meio, do Ciência Web , projeto desenvolvido pelo Instituto de Estudos Avançados (IEA/USP), polo São Carlos, e coordenado pela docente do IFSC, Yvonne Primerano Mascarenhas, que tem como objetivo complementar o ensino de ciências em escolas públicas e divulgar a produção universitária.

Como aluna de iniciação científica, Rafaela propôs o “Clube de Ciência Digital Interativo (CCDI)“*, no qual alunos do 1º e 2º anos do ensino médio, exclusivamente de escolas públicas, participaram de atividades científicas relacionadas à física, matemática, química e biologia, de maneira investigativa, ou seja, realizando experimentos tendo como base sua “intuição científica”. “Oferecíamos material para os alunos e eles desenvolviam, da maneira que julgavam correta, experimentos, comportando-se como verdadeiros cientistas”, relembra Rafaela.

Durante os sete meses de realização do CCDI, com encontros semanais no IEA São Carlos de duas horas de duração, os alunos, além de assistirem a aulas** sobre conceitos de física, química, biologia e matemática, para posterior realização dos experimentos, ao final de cada ciclo*** de atividades , assistiam também a palestras ministradas por docentes da USP. “Nessas palestras, os docentes mostravam alguma pesquisa desenvolvida aqui no campus. Com isso, outro objetivo nosso foi alcançado, que foi aproximar os alunos da universidade”, explica Rafaela. “Além das aulas e palestras, os alunos também participaram de um workshop na biblioteca do ICMC/USP, organizado por nós, e no qual apresentaram alguns dos experimentos feitos durante o curso”.

De curso a livro

Rafaela conta que a ideia principal de seu projeto foi trazer aos alunos de escolas públicas o contato com algo que a maioria deles não tem em suas escolas: experimentos científicos. “A ideia principal era mostrar que a ciência pode ser interessante e divertida, e que ela está presente em nosso dia a dia. Esses alunos acabam não gostando de ciências justamente por não ter esse contato divertido e interativo”, opina.

As 30 vagas disponibilizadas para participação no Clube de Ciência Digital Interativo despertaram o interesse de 314 alunos de cinco escolas públicas de São Carlos. E, para a seleção, Rafaela conta que levou em conta dois “extremos”: alunos que se diziam interessados na ciência e os que declararam não possuir qualquer interesse no assunto.

E o projeto foi tão interessante e didático que não foram somente alunos que se interessaram por ele, mas também uma editora de livros, que transformou os sete meses de projeto em um e-book que reúne todos os experimentos realizados durante o CCDI, a explicação (e motivação) do projeto e seu contexto teórico. “No livro, descrevi cada um dos encontros passo a passo e a finalidade de todos eles, inseri imagens desses encontros e, por fim, incluí também um questionário feito com os participantes, com o feedback deles, contando o que acharam de positivo, de negativo e o que poderíamos melhorar em uma próxima oportunidade”, conta Rafaela.

Mas o aprendizado não foi somente dos alunos, mas também, e principalmente, da própria Rafaela. “Por que não realizar aulas de maneira diferente, com menos teoria e mais prática? Por que não ensinar física durante uma caminhada na USP? O Clube de Ciências me mostrou que isso é possível, e minha visão de ensino foi completamente alterada”, finaliza.

Clube_de_Ciencias_Digital_Interativo

*Além do apoio do Ciência Web, o projeto também foi apoiado pelo Núcleo de Apoio à Pesquisa em Software Livre (NAPSOL- ICMC/USP)

**As aulas eram ministradas por Rafaela e outros dois bolsistas do Ciência Web, Paulo Henrique Chiari e Gevair Norberto de Souza, ambos alunos do IFSC

***Cada ciclo abordou uma disciplina diferente, totalizando quatro ciclos ao final do curso