11 de outubro de 2011

Programa se despede com clássico de Stanley Kubrick

Na próxima quinta-feira, 13 de outubro, o “Arena de Debates em Ficção Científica” se despede com a exibição de um dos maiores clássicos da sci fi hollywwodiana, “2001: uma odisseia no espaço”.

2001-1

O programa, uma iniciativa do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), através do Centro de Imagens e Espectroscopia in vivo por Ressonância Magnética (CIERMag), teve início em 18 de agosto e exibiu um total de oito produções sendo que, em cada uma delas, um convidado especial, de maneira descomplicada e interativa, trouxe debates e reflexões à plateia, a respeito daquilo que se tornou realidade em nossos dias e o que poderia vir a sê-la. “Percebemos que, desde o início, houve uma grande quantidade de participantes. Os filmes mais clássicos atraíram muita gente, os mais novos nem tanto, mas pude notar uma plateia fiel, que participou de todos os encontros”, conta Mário Alexandre Gazziro, aluno de pós-doutorado do CIERMag e organizador do “Arena”.

Sobre a continuidade do programa, que tem o apoio da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da Universidade de São Paulo (USP), Mário afirma que existe um convite para o “Arena 2012”, junto ao Comitê de Extensão e Cultura do Departamento de Computação da USP/São Carlos. “Nessa segunda fase, pretende-se reduzir o número de filmes pela metade. Mas, desejamos trazer uma inovação: curtas metragens exibidos em 3D”, adianta Mário.

O último encontro do Arena, a ser realizado no auditório do IFSC “Prof. Sérgio Mascarenhas”, como de costume, terá início às 19 horas e, novamente, toda comunidade está convidada a comparecer. A entrada é gratuita.

O convidado especial é Raul Habesch, físico formado pelo IFSC e escritor de crônicas de ficção científica, que realizará o debate, com a plateia, por vídeo-conferência.

O auditório fica localizado no campus I, da USP, à Avenida do Trabalhador são-carlense, 400, Parque Arnold Schimidt.