8 de junho de 2018

Dia 13/06: A visão infravermelha na natureza, na medicina e na cena criminal

Programado para se realizar no dia 29 de maio, mas adiado devido ao desabastecimento no estado de São Paulo, o IFSC/USP leva a efeito no próximo dia 13 de junho (quarta-feira), a partir das 19 horas, no Auditório “Prof. Sérgio Mascarenhas, mais uma edição do programa Ciência às 19 Horas. O palestrante convidado será o Dr. Guilherme Gomes (PhD), que irá abordar A visão infravermelha na natureza, na medicina e na cena criminal.

A termografia é uma técnica que detecta, registra, processa e analisa a temperatura superficial corpórea, ou de qualquer objeto, por meio da radiação eletromagnética no comprimento de onda do infravermelho, irradiado por qualquer superfície de um material que esteja acima de 0 K.

Por ser uma técnica inócua, não invasiva, indolor, não radioativa, rápida e que registra de forma objetiva a distribuição térmica da microcirculação da derme e das superfícies corpóreas em tempo real, pode ser usada com objetivos diversos, em vários estudos biológicos, principalmente na fisiologia e medicina.

Ela permite ver o mundo de uma forma diferente, descrever processos nunca antes observados e obter informações e observar disfunções que podem ajudar a prevenir a evolução de patologias, e até auxiliar na elucidação de crimes.

A termografia é uma técnica que pode ser utilizada em todos organismos, desde microrganismos, plantas, invertebrados e vertebrados, e em cada grupo tem uma especificidade e interpretação distinta. É possível obter resultados bastante interessantes, tanto com organismos endotérmicos como em ectotérmicos. E esses resultados podem ser associados a metabolismo, circulação sanguínea, perda de água, fases do desenvolvimento, estado de saúde, dentre outros.

E, por ser uma técnica de tempo real, não invasiva e que vem reduzindo os custos dos equipamentos, tornou-se uma metodologia muito difundida em diferentes áreas de pesquisa e profissional, e, no momento, necessita-se de mais bancos de dados para começar a obter padrões e conclusões mais fundamentadas nas diferentes áreas.

Sobre o palestrante

Guilherme Gomes tem experiência de mais de 10 anos com trabalhos de pesquisa e clínica em termografia, criminalística e fisiologia de diferentes organismos e aplicações, desenvolvendo metodologias, técnicas e informação por meio de artigos publicados em periódicos internacionais (2 trabalhos recentes publicados na Scientific Reports / NATURE), além de cursos, mesas redondas e palestras em congressos nacionais e internacionais.

Foi professor homenageado em todas as turmas que ministrou as disciplinas de Fisiologia na UNESP, conta com mais de 15 orientações e co-orientações finalizadas ou em andamento de trabalhos de graduação e pós-graduação em diferentes áreas de pesquisa e cerca de 30 participações em bancas de dissertação e teses em diferentes cursos de pós-graduação. Já apresentou mais de 45 resumos em anais de eventos nacionais e internacionais.

Além disso, possui mais de 20 colaborações consolidadas com fisiologia e termografia em diferentes institutos de pesquisa do Estado de São Paulo, com aplicações que abrangem desde agronomia, ecologia, comportamento, fisiologia comparada e medicina.

Pós-doutor (2014-2017) em neurofisiologia, termofisiologia e bio-inspiração pelo Departamento de Física e Ciência Interdisciplinar, no Instituto de Física de São Carlos da Universidade de São Paulo (IFSC-USP), Doutor (2008-2012) em Ciências Biológicas (subárea: fisiologia comparada, zoologia e forense) pela UNESP e Mestre (2004-2006) em Ciências Biológicas (subárea: fisiologia e forense) pela UNESP.

Gomes é graduado em Ciências Biológicas bacharel e licenciado (2000-2003) pela UNESP e é termografista nível I (ITC/FLIR).

Possui experiência nas seguintes áreas: fisiologia comparada, fisiologia humana, entomologia, neurofisiologia, metabolismo energético, termorregulação, biologia molecular, bioquímica, modelagem matemática, criminalística, neurociências, linguagens de programação e estudo de processos complexos.

O programa “Ciência 19 às horas” tem entrada gratuita e terá transmissão ao vivo pela IPTV.