27 de abril de 2023

Profs. Sérgio Mascarenhas e Yvonne Primerano Mascarenhas são “Patronos da Ciência de São Carlos”

Marquinho Amaral (Presidente da Câmara Municipal de São Carlos), Tito José Bonagamba, Jose Galizia Tundisi, Paulo Mascarenhas, Glaucius Oliva e Wanda Hoffmann

Iniciativa da Prefeitura através da Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação

Os Profs. Sérgio Mascarenhas e Yvonne Primerano Mascarenhas foram homenageados no dia 25 de abril passado pela Prefeitura Municipal de São Carlos, através da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, que atribuiu ao casal o título de “Patronos da Ciência de São Carlos” (Decreto Municipal 678 de 21 de dezembro de 2022).

A cerimônia ocorreu no novo edifício da Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, com a participação de inúmeros convidados – docentes, cientistas, representantes dos poderes legislativo e executivo da cidade e servidores municipais, dentre outros convidados.

O Prof. Glaucius Oliva, vice-presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC), foi um dos oradores iniciais, tendo feito um pequeno resumo da criação da Academia (1916) e do trajeto que o casal fez, na década de 50 do século passado, da cidade do Rio de Janeiro para São Carlos, que, nessa época contava com cerca de cinquenta mil habitantes. Em seu curto discurso, Oliva sublinhou a insistência que o Prof. Sérgio Mascarenhas e sua esposa fizeram para que houvesse condições para se iniciarem pesquisas científicas na cidade, algo que conseguiram com muitas dificuldades, principalmente pela inexistência de um espaço apropriado para esse fim. O porão do edifício onde está atualmente está sediado o CDCC, que nessa época só abrigava aulas, foi a única opção, entretanto coroada de êxito.

Também em seu pequeno discurso, o coordenador do InovaUSP/SC e docente do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), Prof. Tito José Bonagamba, aproveitou a oportunidade para relembrar, de forma resumida, a chegada dos homenageados em São Carlos, enquanto que o Secretário Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, Prof. Jose Galizia Tundisi, pontuou que é dever do poder público reconhecer todos os cidadãos que contribuem para o desenvolvimento do município. “É dever do poder público destacar o mérito do trabalho desenvolvido pelos Profs. Sérgio Mascarenhas e Yvonne Primerano Mascarenhas quando vieram para São Carlos, estabelecendo aqui uma meta, um plano na área da ciência. Ao desenvolverem seus trabalhos científicos, eles simultaneamente contribuíram para a formação de recursos humanos altamente qualificados e que alteraram a imagem e a importância da cidade, algo que hoje ela se beneficia”, sublinhou Tundisi. Para Marquinho Amaral, Presidente da Câmara Municipal de São Carlos, os homenageados fizeram história não só na ciência e tecnologia e na Academia, mas também como cidadãos são-carlenses ao contribuírem para que a cidade fosse a “Capital Nacional da Tecnologia”.

O útimo orador foi Paulo Mascarenhas, filho do casal de cientistas, que nesta cerimônia representou sua mãe – Profª Yvonne Primerano Mascarenhas -, que por motivos de saúde não conseguiu estar presente. Na circunstância, Paulo Mascarenhas leu uma mensagem de sua mãe, que abaixo reproduzimos.

“Agradeço a todos, na pessoa do Prof. Tundisi,, essa homenagem feita a mim e ao Sérgio, e salientar que quando decidimos vir para São Carlos foi em busca de melhores condições de trabalho que nos permitissem exercer a ciência e pesquisa com completo apoio oferecido pela USP. Do ponto de vista humano e social tivemos uma recepção muito calorosa de diversas famílias de São Carlos (…). Em sequência, a vinda de vários jovens docentes contribuiu para o desenvolvimento científico do então departamento de Física da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC/USP), provenientes principalmente do Rio de Janeiro. Não posso deixar de mencionar também a importante colaboração de alunos de Iniciação Científica e de Pós-Graduação, bem como de técnicos que trabalharam intensamente conosco. Com o passar do tempo, a comunidade científica cresceu, outras instituições foram criadas – como UFSCar e EMBRAP – e toda essa colaboração entre pessoas permitiu bons resultados que agora comemoramos com esta homenagem. Muito obrigada”.

Rui Sintra – Assessoria de Comunicação – IFSC/USP